Seminário UNICOM

22/06/2020

Na tarde desta quarta feira, 17 de junho, a Confederação Sindical Unicom Mercosul, realizou um seminário online, por meio da plataforma Zoom. A UNICOM reúne Confederações, Federações, Sindicatos e Centrais Sindicais de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Participaram da reunião Faecys - Argentina, Sentracos - Brasil, UGT - Brasil, Contracs - Brasil, Cona Racops - Paraguai, SEC - Argentina e Fuecys - Uruguai. O objetivo do seminário é reunir informações sobre a pandemia e a interferência direta no mercado de trabalho de cada país envolvido na UNICOM.

Presidente da UNICOM e da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), Leocides Fornazza, ofereceu boas vindas aos participantes e apresentou seus pensamentos sobre a atual situação no Brasil e sobre conversas locais para proteger os comerciários. “Estamos muito preocupados aqui no Brasil, pois as empresas estão apredendo a vender online. 50% das vendas durante a pandemia, acontece via e-commerce. Outra preocupação é da comunicação com os comerciários que trabalham em home office, desta forma, precisamos aproximar nosso contato com esses trabalhadores, talvez por meio de um aplicativo”, sinalizou Leo.

Diversas opiniões foram compartilhadas para acrescentar os problemas regionais durante a pandemia do coronavírus. Rubén Cortina, secretário de organização da UNICOM, confirmou a importância de um fortalecimento com empresários do setor do comércio. “Importante criar sistema de defesa para comerciários do Mercosul, pois empresas estão fechando pela falta de produção e renda”, afirmou Cortina.

Vale ressaltar a participação no seminário de Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos comerciários de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Flávio Bonifácio Pinto, diretor secretário da FECEP; Manoel Teodoro, diretor da FECEP e Avelino Garcia, diretor nacional da UGT.

Ao todo serão 4 encontros via zoom para o seminário: o primeiro aconteceu hoje 17/06; o segundo uma semana depois 24/06; na sequência 01/07; por fim 08/07.

Fonte: Comunicação FECEP

Arte divulgação: UNICOM