95 anos de união e luta

12/06/2020

Há exatos 95 anos, em 11 de junho de 1925, nosso grande Sindicato era fundado. Inicialmente como União dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte, depois como Sindicato dos Comerciários de BH e Região.

Em sua trajetória, nosso Sindicato vivenciou o crescimento de Belo Horizonte, tornou-se grande e forte como a nossa categoria, que hoje soma mais de 200 mil trabalhadoras e trabalhadores em nossa base territorial.

Vivenciamos grandes lutas dos trabalhadores, conquistamos direitos e benefícios, construímos o patrimônio que é fruto das lutas de nossa família comerciária atravessando tempos de guerra, ditaduras, grandes lutas democráticas, lutas de resistência contra a retirada dos direitos conquistados pela luta.

Em nossos 95 anos temos uma situação totalmente nova e inesperada. Enfrentamos uma pandemia mundial. A cidade se recolheu às suas casas, o comércio fechou as portas e agora ensaia sua reabertura ainda em tempos de dificuldades e grandes cuidados.

É a saúde e a vida de milhares, milhões de trabalhadores que está em questão.

Estamos ainda, muitos de nós, distantes fisicamente. Mas estamos juntos, mais unidos em propósitos e sentimentos que nunca!

Cada tijolo do patrimônio que conquistamos com tanto esforço para termos hoje uma estrutura que nos orgulha tanto!

Quando todos foram chamados a ficar em casa, nosso Sindicato se fez nossa casa. Sustentamos, apesar dos duros ataques das “reformas”, nosso atendimento médico e odontológico atuante, nossa assessoria jurídica trabalhando, para defender os interesses da categoria nesses tempos de dificuldades e incertezas.

Quando miramos nossa história e todas as dificuldades que enfrentamos para chegar até aqui, entendemos melhor que nossa luta é feita de várias batalhas e somente com união e luta alcançamos conquistas! Que para vencermos, muitas vezes tivemos que falhar, tentar novamente até conquistar.

Nossas falhas nos deixaram mais experientes, nossas conquistas nos deixaram mais vigilantes, a confiança e apoio da categoria nos faz mais fortes.

Nos 95 anos do Sindicato dos Comerciários de BH e Região abraçamos cada família comerciária, associados, associadas, seus dependentes, trabalhadores não sindicalizados, aposentados, todos e todas que contribuem para nossa jornada.

Vamos vencer esse tempo de dificuldades e juntos, seremos ainda mais fortes amanhã.

Viva o Sindicato dos Comerciários de BH e Região!

Viva nossa grande família comerciária!

Um abraço fraternal em nome de nossa diretoria e colaboradores,

José Cloves Rodrigues
Presidente do Sindicato dos Comerciários de BH e Região