UGT é convidada a integrar o FBOMS

03/06/2020

Na semana em que o Brasil celebra o meio ambiente, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi convidada a participar da reorganização do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS).

O Fórum foi criado em 1990, com o objetivo de facilitar a participação da sociedade civil no processo da Rio-92. Desde então, passou a se constituir como um espaço de articulação de ONGs e movimentos sociais (sindicatos, populações tradicionais e indígenas, associações comunitárias, entre outros), com a missão de unificar as questões socioeconômicas e ambientais na busca de um desenvolvimento sustentável e atingir uma sociedade mais justa, equitativa e ambientalmente correta, firmando-se no seu papel de interlocução com atores sociais nacionais e internacionais.

O convite para fazer parte desse Fórum partiu do ambientalista Pedro Ivo, fundador da ONG socioambientalista Alternativa Terrazul e conselheiro do FBOMS, para Magno Lavigne, presidente da UGT Bahia.

“Desde sua fundação, a UGT enxerga e luta pelos direitos do cidadão não apenas no que se refere a questões trabalhistas, mas também em temas de responsabilidade social. Por isso, é uma honra receber o convite para participar da reorganização do FBOMS. Tenho certeza de que, juntos, poderemos desenvolver grandes conquistas”, disse Magno.

Na última terça-feira, 2 de junho, ocorreu a primeira videoconferência para falar sobre a reorganização do FBOMS. Participaram cerca de 40 pessoas, de diferentes instituições de todas as regiões do País.

Na ocasião, além de Magno Lavigne, a UGT foi representada também por Cris Palmieri, coordenadora do Comitê Jornada 2030, e por Erledes da Silveira, coordenador da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da Central.

Durante o encontro, ficou decidida a elaboração de um manifesto, a ser lançado em 18 de junho – data em que o FBOMS completa 30 anos – com oposição às ações do atual governo, bem como a organização de um encontro nacional virtual para refundação do Fórum na mesma data. O grupo se comprometeu a definir estratégias, pensar em formas de captação de recursos e colocar em prática ações pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

“Um bom caminho a ser seguido é o movimento socioambiental olhar para a precarização que assola os trabalhadores hoje em dia. O que podemos fazer juntos? Quais os paradigmas possíveis de serem aplicados diante da situação que estamos vivenciando – de pandemia, de desemprego, desigualdade social? É preciso olhar para o trabalhador que está desempregado e não é considerado pelos governantes”, disse Magno Lavigne.

O presidente da UGT Bahia ainda frisou a importância de se adequar às novas mídias para atingir e mobilizar o maior número de pessoas. “É preciso estabelecer uma nova forma de comunicação, acompanhar o desenvolvimento, utilizando-se das ferramentas e oportunidades disponibilizadas pela internet. Bons exemplos, hoje, são um programa de rádio pelas redes sociais, a divulgação de vídeos curtos e informativos, etc.”

A participação da UGT no FBOMS é mais uma forma de colocar em prática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), determinados para se alcançar a Agenda 2030, criada pela ONU em 2015, com o intuito de atingir o desenvolvimento sustentável mundial, em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), com cultura de paz e parcerias, até 2030. Em agosto de 2016, a Central atendeu ao chamado da ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, e implementou a Jornada 2030: 17 Objetivos para Mudar o Mundo.