1º de maio: Internacionalismo sindical em defesa da vida e do trabalho decente

01/05/2020

Este 1º de maio de 2020 tem vários significados históricos. Desde que foi reconhecida como a data da celebração internacional do feito de Chicago de 1886, é a primeira vez que não teremos mobilizações de rua em grande parte do mundo. Além disso, temos o sindicalismo internacional unido diante de uma situação que afeta a saúde e a vida de todos os trabalhadores, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. 1 de maio, que também é histórico, porque foi revelado que o modelo neoliberal falhou em todo o mundo. Hoje, são os Estados e o que resta do sistema público de saúde que está sendo capaz de responder à crise de saúde planetária.

A crise do coronavírus também está mostrando mais claramente os impactos das desigualdades sociais e econômicas na vida da classe trabalhadora. Essa desigualdade é brutalmente representada na grande porcentagem de pessoas que não possuem um sistema de proteção social, que devem escolher entre ficar doente ou faminto ou a maneira como o vírus se espalha em setores vulneráveis ​​que não acessam serviços de saúde ou essenciais. de água e saneamento. Essa pandemia deixa claro que um dos assuntos urgentes a serem abordados é o de um novo sistema tributário para tributar progressivamente lucros, renda, riqueza, alta renda e consumo de luxo. Os Estados devem responder garantindo os direitos da população em geral e exigindo pagamento daqueles que se beneficiaram historicamente: grandes empresas, setor financeiro e capital transnacional.

Denunciamos as tendências e ameaças autoritárias à democracia que, sob o discurso de estados de emergência ou choque interno, impõem a redução dos espaços democráticos de expressão, direitos políticos e o ataque às conquistas históricas de nossas sociedades. Rejeitamos especialmente as medidas adotadas por vários governos conservadores, autoritários e neofascistas que se aproveitam da pandemia para adotar políticas de destruição de direitos, criminalização da ação sindical e repressão ao descontentamento social legítimo diante dos efeitos sociais e econômicos da crise.

Na região das Américas, é evidente a pressão geral de vários governos e muitos empregadores que se aproveitam da pandemia para aprofundar a precariedade e a flexibilidade do trabalho. Existem muito poucos países onde são tomadas medidas eficazes para proteger o emprego e a renda. Estamos passando por uma situação extraordinária e superá-la não pode implicar o sacrifício de vidas humanas, a perda de empregos e direitos para a classe trabalhadora.

Medidas são urgentes para proteger os trabalhadores informais que estão presentes em vários setores de atividade: economia de plataforma, economia de trabalho e assistência doméstica, trabalhadores móveis, varejo, trabalhadores por conta própria, entre outros. . Isso inclui subsídios especiais, extensão da seguridade social e proteção social, redução e / ou congelamento de tarifas de serviços básicos e acesso a produtos de higiene e alimentos, bem como a adoção de uma renda decente sustentada durante toda a pandemia e sua transição para um estado de estabilidade sanitária, econômica e social.

Denunciamos o aumento das situações de violência de gênero, que ocorrem no contexto da pandemia quando mulheres, meninas, meninos e adolescentes são forçados a conviver com seus agressores. Durante a crise, é evidente que as casas nem sempre são lugares seguros para quem sofre violência de gênero. Exigimos das autoridades a adoção de políticas de emergência para proteger mulheres, meninas, meninos e adolescentes, bem como a população LGTBI, de toda a violência.

Essa pandemia, além de mostrar o fracasso do neoliberalismo, abrirá uma disputa sobre o modelo econômico, social e político nas Américas e no mundo. O sindicalismo na região estará presente na disputa por uma mudança de modelo, não apenas para defender as conquistas históricas da classe trabalhadora, mas também para exigir a tarefa necessária e urgente de superar a lógica predatória do sistema capitalista, que coloca lucram constantemente acima da vida, saúde e natureza. Em suas propostas, o sindicalismo nas Américas promove um modelo econômico que responde às necessidades de vida e consumo da maioria social, de maneira sustentável, garantindo direitos sociais, reduzindo a alta concentração de riqueza e lucro em poucos.

Neste dia de maio, mais do que nunca, é clara a necessidade da unidade da classe trabalhadora nas Américas e no mundo. O internacionalismo da União nunca foi tão necessário quanto hoje. É necessário organizar a resistência contra a onda reacionária e em defesa da identidade da classe