UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Varejistas globais de alimentos assinam Declaração histórica com a UNI para combater o Covid-19, outros devem seguir


22/04/2020

Os varejistas multinacionais de alimentos Auchan, Carrefour, Casino Group e El Corte Inglés assinaram uma Declaração inovadora comprometendo-se a trabalhar com a UNI Global Union para proteger trabalhadores e clientes de supermercados durante a pandemia de Covid-19.

 

Ao ratificar a Declaração Conjunta, esses varejistas de alimentos - com uma força de trabalho global combinada de um milhão de trabalhadores - reconhecem o papel vital dos trabalhadores de supermercados durante a crise e prometem fazer da segurança dos trabalhadores uma prioridade. Os signatários também concordam em trabalhar em estreita colaboração com a UNI e suas afiliadas sindicais em todo o mundo em medidas para controlar os riscos do Covid-19.

 

A UNI está pedindo que mais varejistas de alimentos assinem a Declaração para obter uma resposta global colaborativa à pandemia. 

 

“Os funcionários do supermercado estão colocando suas vidas em risco enquanto continuam a servir o público durante a pandemia. Agora, mais do que nunca, os empregadores e os sindicatos precisam trabalhar juntos para melhor proteger a saúde dos trabalhadores e clientes dos supermercados durante essa crise de saúde. As empresas do comércio de alimentos que aderem a essa iniciativa estão assumindo um papel de liderança no enfrentamento dessa pandemia, outras devem seguir ”, disse Christy Hoffman, secretária geral da UNI.

 

A Declaração pede que os empregadores trabalhem em conjunto com a UNI Global Union e suas afiliadas em medidas como melhorar as regras de higiene e segurança, regulamentos de saúde para lojas, apoio social aos funcionários (por exemplo, pagamento de bônus por trabalho perigoso e licença médica paga) e apoio a trabalhadores vulneráveis, como trabalhadores com deficiência e mulheres grávidas.

 

“Essa crise mostrou a importância dos trabalhadores do varejo para manter nossas comunidades alimentadas e bem supridas, além de mostrar a responsabilidade das empresas em proteger trabalhadores e clientes. É por isso que o apoio social, como férias remuneradas para trabalhadores doentes ou em quarentena, é crucial. Não podemos ter trabalhadores colocando sua própria saúde ou a saúde de outras pessoas em risco apenas porque não podem se dar ao luxo de parar de trabalhar. Isso não ajuda ninguém ”, disse Mathias Bolton, chefe do UNI Commerce.

 

"Em contrapartida, precisamos compensar os trabalhadores do varejo de alimentos que estão acima e além da obrigação, que é o que Auchan e Carrefour estão fazendo", acrescentou.

 

A Declaração exige que as empresas compartilhem seus planos de ação e melhores práticas, que serão compilados pela UNI e disponibilizados para empresas e sindicatos. Por sua vez, a UNI informará as empresas imediatamente quando questões de segurança forem trazidas à sua atenção ou descobertas por nossos meios de monitoramento.

 

“Nesse período de quarentena e distanciamento social, uma simples ida ao supermercado pode ser um grande risco para o cliente e o trabalhador. O público e a força de trabalho do comércio de alimentos podem ter garantias de que os sindicatos e as empresas que aderem a essa iniciativa estão continuamente buscando melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e consumidores durante esta crise ”, afirmou Christy Hoffman.

 

A UNI também divulgou diretrizes para medidas de proteção para trabalhadores do setor de alimentos e mercearia como um kit de ferramentas para filiais sindicais em todo o mundo.

 

Fonte: Uni Global Union




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.