Embraer corta jornada e salários

17/04/2020

Os metalúrgicos da Embraer aprovaram a proposta de acordo para suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada com redução de salário, informou, ontem, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, em nota. A votação foi por meio de assembleia virtual. Entre os 5.955 trabalhadores que participaram da assembleia, 5.485 (92,11%) votaram a favor, 353 (5,93%) contra e 117 (1,96%) abstiveram-se. Os trabalhadores representados pelo sindicato somam cerca de 7,4 mil, o que significa uma participação de 80,41% na assembleia.

A proposta prevê a suspensão temporária de contratos de trabalho, por 60 dias, por conta dos impactos da pandemia do coronavírus. Nesse caso, haverá redução salarial que varia entre 17,5% a 36,35%. Para os que cumprirão home office, a redução será de 25%.

Durante as negociações, o sindicato se posicionou contra a proposta da Embraer por discordar, principalmente, de dois pontos: a permanência de cerca de mil funcionários dentro das fábricas e a redução salarial, apontou a categoria.

Em nota, o diretor do sindicato, Herbert Claros, criticou a posição da Embraer de cortar salários. Mas destacou que vai respeitar a decisão tomada pelos trabalhadores em assembleia.

Fonte: Estadão