Sindicato dos Comerciários de São Paulo garante manutenção de 250 mil empregos por 120 dias

14/04/2020

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo garantiu, em negociação com empresas do setor de supermercado e revenda de veículos, a manutenção de empregos e salários por 120 dias, a partir do dia 1 de abril, para 250 mil comerciários (as) da Capital.

Com base na Medida Provisória 936/2020, Ricardo Patah, presidente da entidade, disse que o acordo permite que as empresas promovam a redução do salário e da jornada de trabalho em até 50% por 60 dias, assegurando a manutenção de todos os benefícios aos trabalhadores. Em contra partida, os empregados terão garantia de emprego por mais 60 dias, nesse caso com a volta do salário integral e o retorno à jornada de trabalho normal.

Centenas de empresas do comércio (são mais de 70 mil na capital) estão procurando o sindicato alegando que a redução de salário, nesse momento, e a manutenção dos empregos, é o caminho para evitar uma grande “sangria” no caixa. Elas apostam que a retomada do crescimento só vai acontecer em 90 dias, após o País superar a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo entende que o maior patrimônio do trabalhador é o emprego e, nesse momento, todos os esforços estão sendo mantidos no sentido de garantir que as empresas mantenham os postos de trabalho.

Mauro Ramos