Formando novas lideranças: SIEMACO São Paulo realiza evento dinâmico sobre sindicalismo com trabalhadores

06/03/2020

O SIEMACO São Paulo recebeu, na manhã desta quarta-feira (5), mais de 40 trabalhadoras e trabalhadores, além de diretores e assessores do sindicato, para uma palestra voltada à formação de liderança profissional, em vários setores da categoria.

Liderada pelo presidente do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, a dinâmica apresentou um panorama do sindicalismo no Brasil e no mundo e pontuou a importância da conscientização do trabalhador quanto aos seus direitos e deveres, ressaltando que as conquistas coletivas da classe só se tornaram possíveis quando houve união e organização da força de trabalho, estabelecida por meio dos sindicatos.

“Quando eu falo de liderança, me refiro à liderança do ponto de vista do profissional, do trabalhador, daquele que busca ampliar a sua visão de mundo por meio do conhecimento e da conscientização. Quando a gente fala de liderança sindical, a gente fala daquele que não vê só o que está na sua frente, mas olha o que acontece à esquerda e à direita, conhecendo e respeitando o seu passado, que no Brasil é comum ficar esquecido”, disse.

Ao final da explanação, Moacyr propôs que a plateia se organizasse em quatro grupos, divididos por faixa etária, e debatesse entre si para responder à seguinte pergunta: “Diante das mudanças que estão ocorrendo no Brasil, qual o futuro dos trabalhadores?".

Representando o grupo de trabalhadoras e trabalhadores acima de 40 anos, Vanda Pereira de Moraes, da empresa Sahmi, foi a porta voz do grupo. “As pessoas estão sendo substituídas pelas máquinas. A revolução tecnológica está aí e muitas profissões estão se extinguindo. Muitas pessoas querem trabalho, mas algumas não querem se esforçar. Por parte das empresas falta muita qualificação e treinamento dos funcionários. Todos têm de lutar pelos seus direitos. Temos de estar atentos às mudanças e aos governos, para se unir e reivindicar o que é melhor para nós”, disse Vanda, que é supervisora de limpeza.

Já Maria Fernanda Nogueira, do grupo até 40 anos, que trabalha na Protec, onde começou como auxiliar de limpeza e foi promovida à controladora de acesso, a capacitação no SIEMACO-SP tem sido uma grande aliada na carreira profissional. “Cada vez mais estamos perdendo nossos direitos. O progresso é bom, mas desde que seja justo para ambos, contratante contratado. Não fosse o sindicato, nós não teríamos quem nos defendesse”, disse.

No grupo de assessores do sindicato, cujo papel é entrar em contato com os trabalhadores, com a missão e o objetivo de fiscalizar se a convenção coletiva está sendo respeitada, o trabalho de base é fundamental para que a categoria se fortaleça. “Eles são contratados pelo sindicato, mas trabalham para os trabalhadores. Por isso, é importante estarem aqui, para também terem uma visão de todos os lados”, ressaltou Moacyr.

Ao final do evento, o SIEMACO-SP ofereceu um almoço a todos os participantes. O trabalho de formação de líderes continua durante todo o ano e novas turmas serão chamadas durante todos os meses.

12345678910.jpg123456789.jpg

12345678.jpg123456789011.jpg