1º de dezembro - Dia Mundial de Luta contra a Aids

26/11/2019

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. No Brasil, o dia passou a ser adotado em 1988.

A data reforça a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.

O preconceito e a discriminação contra aqueles que vivem com HIV/AIDS são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência, ao tratamento e ao seu diagnóstico.

Tais estigmas são desencadeados pela falta de conhecimento, mitos e medos.

O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo.

"O movimento sindical tem a missão de combater todo tipo de discriminação e garantir um ambiente laboral saudável, inclusivo, onde o trabalhador possa desenvolver a sua capacidade de produção sem ser vítima de leviandades por parte do empregador e também da equipe de trabalho. Nenhum trabalhador deve ser obrigado a se submeter a exame de HIV nem a revelar sua situação sorológica. Conhecer e difundir as recomendações da Organização Internacional do Trabalho e exigir o cumprimento das partes envolvidas nas ações, oferecendo aos nossos representados assessoria jurídica e psicológica, se necessário, faz parte do sindicalismo praticado pela União GGeral dos Trabalhadores", explica Cleonice Caetano Souza, diretora da UGT.