Em evento, Sindimotoristas debate importância de prevenção contra câncer de próstata

11/11/2019

Por iniciativa da Secretaria de Saúde do Sindimotoristas, os trabalhadores em transportes participaram do “Novembro Azul”, realizado nesta sexta-feira (8), no auditório da entidade. O debate foi o tema dessa campanha que ganhou o mundo: a luta contra o câncer de próstata, uma doença grave que acomete exclusivamente a população masculina.

O secretário geral, Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), abriu os trabalhos conclamando os companheiros a fazerem uma reflexão sobre qual a importância que estão dando para a sua saúde.

O secretário de saúde e coordenador do evento, Valdemir de Jesus Santos (Mi), destacou a necessidade de debater o assunto e, desta forma, desmitificar a doença e seus tabus. “A proposta do Novembro Azul é ampla. Além de ficarmos cientes sobre o câncer de próstata, os sintomas, os tratamentos e a relevância do diagnóstico precoce para a cura, cada um dos participantes tem a responsabilidade de ser um multiplicador das informações fornecidas pelo palestrante, levando-as ao conhecimento dos companheiros de trabalho, amigos e familiares. Quanto mais informados, mais preparados estaremos para combater essa doença”.

Para falar com propriedade sobre o câncer de próstata, o sindicato convidou o Dr. Milton Flávio, respeitado profissional na área de saúde pública, com doutorado e mestrado em Urologia.

O médico começou dizendo que se sente muito à vontade com a plateia de trabalhadores, afinal é o quinto ano consecutivo que palestra sobre o assunto para a categoria. “Meu enfoque é falar de forma simples e objetiva sobre o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Falando a nível de Brasil, temos que romper a barreira do preconceito e incluir na nossa vida o exame de toque retal. É inadmissível que um exame, cuja duração não passa de alguns segundos, seja ainda um obstáculo a vencer para verificar as condições de saúde de uma pessoa”, ressaltou Milton Flávio.

Os companheiros que não têm histórico de câncer de próstata na família foram orientados a fazerem esse procedimento diagnóstico a partir de 40 anos nos postos de saúde ou nas unidades do Programa Saúde da Família mais próximas de sua residência. O palestrante disse que ao contrário do câncer de útero que pode ser prevenido, desde que se combata a inflamação no local, nos casos de câncer de mama e de próstata é preciso ser vigilante. “A arma mais eficiente contra a doença é o diagnóstico precoce.

O presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso), agradeceu o Dr. Milton Flávio pela sua disposição de falar deste tema e de alertar sobre o compromisso que todos temos que ter com a nossa saúde. “Viver é bom, melhor ainda é viver uma vida saudável”, finalizou Sorriso.

Todas as fotos do evento estão disponíveis em:  https://bit.ly/32xycqW