UGT-SP participa de lançamento do Fórum de Liberdade Sindical

28/10/2019

O presidente Amauri Mortágua representou a UGT-SP na solenidade de lançamento do Fórum de Promoção da Liberdade Sindical, iniciativo do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com as principais centrais sindicais do estado. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), no Teatro IMA Cultural, em Campinas.

“Ouve-se muito falar que os movimentos de trabalhadores são a luta de resistência contra as injustiças, contra a miséria, contra as adversidades. Os sindicatos são as trincheiras onde esta luta de desenvolve”, defendeu Amauri, destacando que, no processo de defesa dos interesses dos trabalhadores, a participação do MPT é fundamental.

O presidente da UGT-SP citou o delicado momento social atravessado pelo Chile para propor uma ação mais efetiva das centrais sindicais e sindicatos. “No Chile, estão lutando contra a escravidão. Aqui, precisamos também nos mobilizar. Mas não basta lutar, temos que ser propositivos. É necessário apresentar propostas para a busca de soluções para os problemas que afetam os trabalhadores brasileiros”, defendeu.

Encerrando a participação, Amauri citou Winston Churchil, lembrando que o “sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta”. “Nós, do movimento sindical, temos coragem para continuar”, concluiu.

Canal de diálogo

O coordenador regional da CONALIS na 15ª Região, Juliano Alexandre Ferreira, explicou que o Fórum vai funcionar como um canal permanente de diálogo entre as entidades de representação dos trabalhadores, a classe política e o empresariado.

“O Fórum possibilitará discussões que contribuirão para a defesa dos direitos das categorias laborais, a participação massiva da classe na construção de entidades sindicais representativas e fortalecidas com o engajamento dos trabalhadores”, definiu.