Federação Paulista da Saúde elege diretoria

23/10/2019

Posse dos diretores da nova gestão acontece no dia 12 de dezembro

Foi eleita a nova diretoria que vai dirigir a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo nos próximos cinco anos. A eleição aconteceu na sexta-feira, 18 de outubro, em Campinas. A posse já está agendada para o dia 12 de dezembro, também na cidade de Campinas. O presidente da UGT São Paulo, Amauri Mortágua, acompanhou o pleito.

O presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, foi reeleito num pleito que aprovou por unanimidade a chapa única inscrita. No total integram a diretoria da Federação 50 diretores, sendo 20 diretores efetivos, 20 diretores suplentes, três conselheiros fiscais e três conselheiros fiscais suplentes, além de 4 delegados representantes da CNTS, sendo dois efetivos e dois suplentes.

Edison destaca que a unidade do trabalho desenvolvido é o que levou a formação de uma chapa de consenso. “Houve renovação de diretores, todos eles indicados pelos 12 sindicatos filiados à entidade, mas prevaleceu a unidade do trabalho que procuramos desenvolver em prol da categoria da saúde”, destaca.

Planejamento de trabalho

Ao final da apuração dos votos, Edison de Oliveira anunciou a data da posse, 12 de dezembro, e que um novo planejamento de trabalho será elaborado pela nova diretoria no começo de 2020. “Em janeiro já teremos um panorama da economia brasileira e do que está sendo destinado pelo governo federal para a área da saúde. Aí sim, é o momento certo para fazermos o planejamento do nosso trabalho para o ano”. Até lá, os diretores de cada departamento terão tempo para elaborar seus planos de trabalho que serão levados para debate e aprovação da diretoria.

Ele destaca, no entanto, que o trabalho federativo não para e que nos próximos meses já terá início a organização da categoria para questões nacionais mais amplas e também ações voltadas para as campanhas salariais de sindicatos que possuem a data-base no primeiro trimestre de 2020, ou seja, de janeiro a março.

Categoria é prioridade

Os profissionais da saúde são prioridade para a nova diretoria da Federação. Ele lembra que a entidade representa mais de 700 mil trabalhadores da saúde existentes nas áreas particular e filantrópica do Estado de São Paulo. “Mas pensamos nos trabalhadores como um todo. Batalhamos muito pela valorização da categoria, mas cada profissional precisa se impor, mostrar o seu valor, pois somente assim vamos conseguir conquistar benefícios que, efetivamente, serão transformadores”. Ele cita conquistas como a jornada especial de trabalho, pisos salariais por função, cursos como o Projeto Educação na Saúde, dentre outros que além de beneficiar os trabalhadores paulistas, se estenderam para todo o Brasil.

Reforma sindical

Hoje, o mais importante para a diretoria da Federação é a categoria se unir para reverter os malefícios causados pela reforma sindical que, além de tirar direitos dos trabalhadores, atacou drasticamente o custeio sindical para que as entidades perdessem força para seguir lutando pela evolução da classe trabalhadora. “Mesmo assim, não vamos esmorecer. Esperamos ter o apoio da categoria para reverter esse quadro e exigir que o Congresso Nacional aprove as mudanças que consideramos essenciais na legislação. É preciso mudar sim, promover a modernização do movimento sindical, mas garantir formas de custeio e o respeito aos direitos legitimamente conquistados para os trabalhadores”.

E por modernização, Edison de Oliveira defende uma reestruturação sindical que leve em conta os trabalhadores os sindicalizados e os contribuintes. Na primeira categoria, estariam aqueles que têm acesso a Acordos e Convenções Coletivos e já os associados, além do direito ao instrumento coletivo, teriam também toda a assistência e estrutura social oferecida pela entidade sindical. “Este é um trabalho em constante renovação. E se conseguirmos fazer esta mudança junto com os trabalhadores, não haverá governo que consiga derrubar”.

Conheça a nova diretoria eleita:

Diretoria de Efetivos:

Maria das Graças Artur Machado,

Elisabete Antônia Bertin;

Marly Alves Coelho;

Suplentes de Conselho Fiscal:

Sofia Rodrigues do Nascimento;

Natalício Valério da Silva;

Pablo Carlos Pistila.

Delegados Efetivos Representantes da CNTS:

Sandra Guerreiro Dalur de Souza;

Martinho Luiz dos Santos Dias.

Suplentes dos Delegados Representantes da CNTS:

Ivone Carrocini;

Sérgio Ruiz.