CATEGORIA DO ABC CONQUISTA REAJUSTE DE 5% E MANUTENÇÃO DOS DIREITOS NA CCT!

03/10/2019

Essa Campanha Salarial da nossa categoria no ABC não foi nada fácil. Durante os meses de negociações, os patrões, através do seu sindicato, ameaçaram não reconhecer a nossa data-base (1º de junho), retirar 13 importantes cláusulas da nossa Convenção Coletiva de Trabalho (leia abaixo) e reajustar os salários com índice bem abaixo da inflação do período. Pautados pela Lei Trabalhista, que retira os direitos dos trabalhadores e defende os interesses das empresas e do grande capital, o sindicato patronal do ABC insistia na tese de que os trabalhadores deveriam abrir mão de inúmeros direitos, exigindo, de certa forma, que a categoria arcasse com a responsabilidade da famigerada crise econômica que o país atravessa, gerada pelos governos e pelo próprio capital. Porém, o nosso Sindicato, mais uma vez, provou que os trabalhadores jamais iriam abrir mão de seus direitos, pois, foram anos e anos de muitas lutas para obter essas conquistas. E, depois de quase quatro meses de negociação, conquistamos 5% de reajustes nos salários e nas cláusulas econômicas, garantimos a manutenção dos 13 pontos que os patrões queriam retirar da nossa CCT e, principalmente, a nossa data-base e a nossa Convenção Coletiva.

ElectosFileStreaming.asp?FileId=2241&Thu

A realidade exige maior participação e mobilização da categoria

Infelizmente, essa Campanha Salarial deixou claro que os patrões não estão nem um pouco interessados em respeitar e nem muito menos garantir os justos direitos dos trabalhadores. Assim, como mostrou também, que tem alguns trabalhadores que acreditam que todos os direitos e conquistas que a categoria tem hoje foram dados pelos patrões e, portanto, não se envolvem no processo ou ações do nosso Sindicato para garantir seus direitos. “Eu tenho insistido com toda a nossa equipe de assessores e com a diretoria do nosso Sindicato de que é preciso alertar, de maneira mais contundente, os trabalhadores e trabalhadoras sobre os riscos que corremos em perder tudo que conquistamos ao longo das décadas”, disse Chiquinho Pereira. Para Chiquinho, “os patrões, assim como o governo, elegeram os trabalhadores como inimigo número um para resolver a crise econômica do país. Tenho falado que esse governo segue, fielmente, a receita neoliberal, onde a ordem é retirar dos trabalhadores e da população mais carente todas as conquistas. É preciso mudar a nossa atitude e começar a se envolver nos processos e ações do Sindicato, se quisermos garantir nossos salários, nossos empregos, ou seja, o sustento de nossas famílias.” Desabafa o líder sindical.

ElectosFileStreaming.asp?FileId=2242&Thu