Dia do Agricultor – UGT disponibiliza plataforma para financiar projeto de Agricultura Sustentável

25/07/2019

Em 28 de julho, comemora-se o Dia do Agricultor, profissional responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do País.

A data foi criada em 1960, pelo Decreto de Lei nº 48.630, assinado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) tem como uma de suas principais bandeiras o desenvolvimento de políticas sociais que visam à dignidade do trabalhador e do cidadão brasileiro. Por isso, uma de suas lutas é melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares.

Pensando nisso, a Central desenvolveu o Projeto Agricultura Sustentável, no estado de São Paulo. O objetivo é capacitar os agricultores familiares para que administrem os recursos naturais, estimulando-os a gerenciar os agroecossistemas, tendo em vista a sustentabilidade ambiental e econômica, a soberania alimentar e a conservação da biodiversidade.

A agricultura sustentável respeita o meio ambiente, é socialmente justa e economicamente viável. É o setor que promove relações mais harmoniosas entre o homem e a natureza, produz diversas culturas alimentares e combina o desenvolvimento agrícola com o respeito pela natureza, pelas culturas locais e pela biodiversidade.

Para reunir fundos para a manutenção do projeto Agricultura Sustentável, a UGT criou, em parceria com o Instituto Ecológica, a campanha “Projects for Earth”. Por meio dessa plataforma digital, é possível fazer doações para auxiliar na concretização do programa.

O que se espera é: a criação de uma feira de troca de sementes, melhoria no gerenciamento saudável de colheitas e estoques, introdução e incorporação de novas atividades para complementar a renda e a alimentação das famílias, construção e incorporação de práticas de gerenciamento que assegurem o uso sustentável dos recursos naturais, coordenação de vendas entre agricultores, suporte para mercados agroecológicos, estabelecimento de redes com outras organizações, introdução de novas tecnologias.

Para obter mais informações e fazer uma doação para tornar realidade cada um desses objetivos, basta acessar https://projectsforearth.com/pt/projects/agricultura-sustentavel-2/.