Dia Mundial do Meio Ambiênte

05/06/2019

Em 05 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

Seu objetivo principal é chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação dos recursos naturais, reforçando que eles não são inesgotáveis, como se acreditou um dia, levando a sociedade a tomar consciência sobre os impactos do homem sobre o planeta.

Hoje, entre as principais atividades causadoras de impactos ambientais no planeta estão a agricultura, as construções de estradas e cidades, a exploração das florestas, indústrias básicas químicas e metalúrgicas, a mineração e os transportes.

Também entre os problemas que afetam o meio ambiente estão o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, esgotamento do solo, desperdício de água, contaminação e poluição do solo, da água e do ar.

Ações para preservação do meio ambiente fazem parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU, que abrangem esforços para o cumprimento da Agenda 2030, da qual o Brasil é signatário e que põe o mundo em um caminho sustentável, com medidas ousadas, necessárias e transformadoras.

Embora todos os objetivos estejam interligados, com um único propósito, podemos destacar, em relação à preservação do meio ambiente, os ODS 6 e 7 e de 12 a 15, que tratam, respectivamente, de água potável e saneamento; energia limpa e acessível; consumo e produção responsáveis; combate à mudança climática; conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos; e do uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) possui um Comitê de Sustentabilidade, faz parte da Comissão Nacional de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criada pelo governo e desenvolve a Jornada 2030, não apenas promovendo os ODS, mas mobilizando entidades sindicais e lideranças para a implementação dessa importante agenda no País.