UGT desenvolve projeto em prol da agricultura familiar

13/02/2019

É possível fazer doações e participar da valorização desse setor

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), por meio da secretaria dos trabalhadores  na agricultura familiar , em parceria com a Secretaria Internacional das Américas e a Secretaria de Organização Sindical, buscando atender uma de suas principais bandeiras, elaborou um projeto de desenvolvimento de políticas sociais que visam à dignidade do trabalhador e do cidadão brasileiro.

Por isso, uma de suas lutas é melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares.

Hoje, a agricultura familiar responde por mais de 70% dos alimentos produzidos e consumidos no Brasil.

Pensando nisso, a UGT desenvolveu o Projeto Agricultura Sustentável, no estado de São Paulo. O objetivo é capacitar os agricultores familiares para que administrem os recursos naturais, estimulando-os a gerenciar os agroecossistemas, tendo em vista a sustentabilidade ambiental e econômica, a soberania alimentar e a conservação da biodiversidade.

A agricultura sustentável respeita o meio ambiente, é socialmente justa e economicamente viável. É o setor que promove relações mais harmoniosas entre o homem e a natureza, produz diversas culturas alimentares e combina o desenvolvimento agrícola com o respeito pela natureza, pelas culturas locais e pela biodiversidade.

Para reunir fundos para a manutenção do projeto Agricultura Sustentável, a UGT criou, em parceria com o Instituto Ecológica, a campanha “Projects for Earth”. Por meio dessa plataforma digital, é possível fazer doações para auxiliar na concretização do programa.

O que se espera é: a criação de uma feira de troca de sementes, melhoria no gerenciamento saudável de colheitas e estoques, introdução e incorporação de novas atividades para complementar a renda e a alimentação das famílias, construção e incorporação de práticas de gerenciamento que assegurem o uso sustentável dos recursos naturais, coordenação de vendas entre agricultores, suporte para mercados agroecológicos, estabelecimento de redes com outras organizações, introdução de novas tecnologias.

Para obter mais informações e fazer uma doação para tornar realidade cada um desses objetivos, basta acessar https://projectsforearth.com/pt/projects/agricultura-sustentavel-2/.