UGT-PARANÁ recebe sindicalistas chineses

20/12/2013

Dirigentes da UGT-PARANÁ, receberam nos dias 16 e 17 de dezembro, em Foz do Iguaçu, uma delegação chinesa da província de Zhejiang para troca de experiências sindicais, econômicas e políticas.

Durante a estadia, os sindicalistas chineses tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica às instalações da Itaipu Binacional. O líder da delegação, Zhou Xiao Bing, mostrou-se impressionado com a organização da hidroelétrica. “Para nós, essa troca de informações é uma experiência muito importante, pois a China vem investindo pesado na melhoria de seus serviços e levaremos essas boas ideias para compartilharmos com nossos dirigentes”, disse Zhou.

Alexandre Donizete Martins, presidente do SINDENEL – Sindicato dos Eletricitários de Curitiba (filiado à UGT), avaliou de forma positiva a visita da delegação. “Eventos como esse fazem com que aprendamos um pouco mais sobre a cultura de outros países. Pelos comentários da delegação, temos a certeza de que os chineses saíram impressionados com a estrutura da Itaipu e das atrações turísticas de Foz do Iguaçu, além da receptividade dos paranaenses”, concluiu Alexandre.

Na programação, aconteceu a visita ao Sindicato dos Comerciários de Foz do Iguaçu e à Câmara Municipal daquela cidade, ambas presididas pelo companheiro José Carlos. Durante a visita à Câmara, a delegação pode conhecer como é o funcionamento do legislativo municipal e no Sindicato dos Comerciários de Foz do Iguaçu, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, fez uma explanação sobre o cenário político e econômico brasileiro. Na oportunidade, o vereador José Carlos(PROS), disse aos dirigentes que recentemente esteve visitando oficialmente a China e ter ficado impressionado com o crescimento daquele país.

Ao final do evento, a UGT-PARANÁ firmou um termo de cooperação técnica com o Zhejiang Provincial Federation of Trade Unions, no qual enviará dirigentes da central para conhecer o sistema sindical e cultural chinês, acontecendo o mesmo no estado do Paraná em relação  aos dirigentes de Zhejiang.

Fonte: UGT Paraná

Categorizado em: UGT - Paraná,