UGT participa de encontro sindical no Panamá

06/11/2013

A UTAL- Universidade dos Trabalhadores da América Latina, realizou no Panamá, de 29 de outubro a 2 de novembro, um encontro latino americano onde foram debatidas as ‘Mudanças no mundo do trabalho e seus impactos para a classe trabalhadora’ . Do Brasil participaram a diretora de Finanças da FESMEPAR-Federação dos Servidores Públicos do Estado do Paraná, (filiada à UGT), Sonia Maria Marchi, representando a organização de gênero da central, e o dirigente sindical da UGT-RJ, Nilton Rocha. Ao todo estiveram presentes dirigentes sindicais de 16 países da América Latina e Caribe. Ao final a companheira Sônia Marchi foi uma das nove relatoras, onde apresentou as várias propostas desenvolvidas pelo grupo de trabalho.

O encontro serviu para fazer uma reflexão sobre a revolução cientifico-tecnológica e suas aplicações no mundo do trabalho; as tantas questões que envolvem a globalização e a vida dos trabalhadores; os impactos vividos pelo sindicalismo com a globalização;  e as condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora, que vem sofrendo com os novos processos de globalização. “Foi um encontro impar, onde pudemos confrontar nossas experiências brasileiras com a de sindicalistas de outros países, e a partir dessa troca de conhecimentos, elaborarmos planos de ação conjunta para a classe trabalhadora das Américas”, disse Sonia Marchi.

Durante os cinco dias de encontro os dirigentes sindicais puderam analisar a natureza e o alcance da globalização no mundo do trabalho; avaliar os impactos das mudanças globais e as condições sociais, políticas, econômicas e culturais da classe trabalhadora; e elaborar propostas de ação do movimento sindical dos trabalhadores frente às mudanças do mundo do trabalho com a globalização.

Fonte: UGT Paraná

Categorizado em: UGT - Paraná,