UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

São Paulo vai defender a democracia até com medidas judiciais, diz Doria em reunião com centrais


29/05/2020

A avaliação de sindicalistas é que Doria se mostrou aberto ao diálogo com as centrais

 

Centrais sindicais e o governador João Doria (PSDB-SP) transformaram reunião para discutir a reabertura da economia paulista nesta quinta (28) em um ato político.

 

O encontro foi marcado pelo governo do estado e seria originalmente conduzido pela secretária de desenvolvimento, Patrícia Ellen, mas Doria decidiu participar.

 

Os presentes fizeram discursos em defesa da democracia, em crítica indireta a Jair Bolsonaro.

 

Primeiro a falar entre os sindicalistas, Ricardo Patah (UGT) falou sobre a preocupação com o que chamou de “período conturbado" e "risco a valores republicanos”. O tom foi seguido pelos demais. Participaram do encontro Força Sindical, CUT, CSB, CTB e Nova Central.

 

Rival de Bolsonaro, Doria aproveitou a deixa para também enaltecer a democracia, alfinetando o presidente sem mencioná-lo.

 

Segundo relatos, o governador lembrou que seu pai foi perseguido pela ditadura militar e que ele e família viveram no exílio.

 

Doria afirmou ainda que São Paulo "vai defender a democracia até com medidas judiciais, se for necessário".

 

A avaliação de sindicalistas é que o governador Doria se mostrou também mais aberto ao diálogo com as centrais. Prometeu que ouvirá as demandas dos metroviários, na próxima semana, e também o sindicato dos profissionais da educação sobre as regras para a reabertura das escolas.

 

Embora críticas de Bolsonaro, assim como Doria, as centrais têm demonstrado preocupação com a abertura econômica do governo. Os sindicalistas enfatizam que ela tem que ser feita com cuidado e querem uma comissão tripartite, formada em conjunto com empresários, trabalhadores e governo, para avaliar os efeitos do fim da quarentena.

 

Fonte: Folha de SP




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.