Corrida e Caminhada mobiliza Comerciários de Contagem

27/01/2014

A I Corrida e Caminhada do Sintracc, sindicato filiado à UGT, cumpriu os objetivos propostos pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem: centenas de corredores, entre integrantes da classe, atletas profissionais, amadores e iniciantes, afirmaram a importância crescente do esporte como prática de desenvolvimento humano e social.

A concentração no local da partida – o estacionamento do ItauPower Shopping – começou às 7h, e aglutinou grande público uma hora depois, às 8h, quando foi dada a largada. Como sempre acontece em eventos dessa natureza, o ambiente se transformou em uma academia ao ar livre, com atletas exercitando o corpo e alongando os músculos.

Na dinâmica do acontecimento, a caminhada, com trajeto de 5 km, e a corrida, com percurso de 10 km, dos quais participaram atletas de ponta do esporte em Minas Gerais e mesmo de outros estados.

Corredor e praticante de caminhada, Ronaldo Gualberto, presidente do Sintracc destacou a intenção de difundir a prática da vida saudável por meio do esporte, ao aumentar a resistência cardiovascular, regular os índices glicêmicos (concentração de glicose no sangue, mais precisamente no plasma) e promover o contato com o ar livre, entre outros benefícios. O sindicalista citou o sedentarismo a que está exposto o comerciário como causa do alarmante percentual de 13% de mortes de brasileiros.

CALENDÁRIO ESPORTIVO - Pela força da primeira realização, a I Corrida e Caminhada do Sintracc começa a fazer parte do calendário esportivo da cidade e do estado, a ponto de atrair o apoio da prefeitura municipal e a participação do titular da Secretaria de Esporte e Lazer, Paulo Prado, no evento representando o prefeito Carlin Moura. Vereador eleito em Contagem (2013-2016), o secretário é professor de Educação Física e cruzou a linha de chegada do evento.

Integrantes do projeto social Liga da Justiça, um grupo de corredores que ganhou notoriedade por ações de caráter assistencial, ilustrou a promoção juntamente com personagens folclóricos como o “Homem ônibus”.

A Corrida foi aberta pelo atleta amputado de membro inferior Angelo Andrade, 33, funcionário público de Belo Horizonte, já participou de 20 corridas em 2013, com destaque para a Volta Internacional da Pampulha (18 km), a Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte (21 km) e a renomada Corrida de São Silvestre, de 15 km, em São Paulo. Andrade define a corrida como um ato renovação e superação.

VÍCIO SAUDÁVEL - Lisandra Oliveira, 46, comerciária há 22 anos e corredora há três, define o esporte como “o melhor movimento para o corpo e a mente”. Sentimento semelhante foi expresso pelo advogado Jorge Antônio de Oliveira, 57, corredor há 10 anos e participante de 299 competições. Ele recorda da data precisa em que começou o que define de “vício saudável”: o dia 27 de junho de 2003.

Clóvis de Oliveira venceu a Categoria Comerciário Masculino de 5 km, com o tempo de 25:34s; Egberto Elias foi o primeiro colocado na mesma modalidade, de 10 km, com 31:14s; Maria Aparecida, da Casa do Corredor, ganhou a prova para Comerciária, de 10 km; Adriana Cristine da Luz, com o tempo de 36:12s, venceu o Geral Feminino, e Valdir Sérgio de Oliveira, com 29:43s, chegou na frente no Geral Masculino. A vitória no Geral feminino, de 5 km, ficou com Larissa Marcelle Moreira Quintão, que fez o percurso em 17:49s, ficando o Geral Masculino, de 5km, com Glenison Gilbert de Carvalho, com 14:51s. Os Comerciários vencedores das provas de 10 km levaram para casa uma motocicleta cada um.

O evento, organizado pela M9 Produções, Guana Trainer, Arena e Pulsar, entusiasmou o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), que já pensa em organizar ação semelhante junto à categoria na Capital de Minas Gerais.

ESPORTE COMO PRÁTICA CONSTANTE - A iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas para incentivar a prática esportiva no seio da categoria. Uma delas é a tentativa de incluir na Convenção Coletiva de Trabalho dos Comerciários cláusulas que abram espaço para o exercício de ginástica laboral, como destaca Ronaldo Gualberto. Outro destaque está na inauguração do Clube Pousada, em Esmeraldas, a 10 km do bairro Eldorado - local em que fica sede do sindicato e o coração comercial da cidade – local em que haverá quadras poliesportivas e promoções permanentes.

O Sintracc é um dos sindicatos de empregados no Comércio – como o de Belo Horizonte, Betim e Três Corações – que são filiados à União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-Minas), presidida pelo médico e deputado federal Ademir Camilo.

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,