ESTIVADORES ELEGEM DIRETORIA DO SINDICATO

06/12/2021

Os Estivadores de Manaus elegeram nesta sexta-feira (3/12) a nova diretoria que vai comandar o Sindicato da categoria nos próximos quatro anos. A eleição ocorreu na sede histórica do Sindicato na Rua Visconde de Mauá, Zona Portuária de Manaus.

Duas chapas concorreram ao pleito: chapa 1 encabeçada pelo atual presidente Ivo Alves do Nascimento, que obteve mais de 63% dos votos e a chapa 2 encabeçada pela portuária Maria Silvana Farias Barreto que obteve menos de 37% dos votos. Assim, o presidente Ivo Alves, foi reeleito para mais um mandato na direção do Sindicato.

O Sindicato dos Estivadores do Amazonas foi fundado em 29 de março de 1914, é o mais antigo de Manaus e o segundo Sindicato mais antigo do país com 107 anos de existência e muitas lutas.

Pelo Sindicato dos Estivadores do Amazonas, já passaram grandes lideranças como Antogildo Pascoal Viana, Manoel Felix e outros.

Antogildo Pascoal Viana, foi um dos mais destacados líderes sindicais  do país, nascido em Itacoatiara (AM), em 21 de abril de 1927, além de presidente do Sindicato dos Estivadores do Amazonas, era tesoureiro da Federação Nacional dos Estivadores quando no dia 8 de abril de 1964, (segundo a obra Tortura e Torturados) foi assassinado por agentes da ditadura militar do golpe militar 1964, no Rio de Janeiro.

Manoel Felix que foi  Secretário Geral do Sindicato dos Estivadores, especializou-se em Previdência Social, quando se aposentou, fundou a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social, onde foi presidente até o final da sua vida.

A categoria dos Estivadores, já foi muito numerosa e comandou muitas lutas no Amazonas, com a modernização e automação dos portos, com a privatização do sistema portuário, com as inúmeras mudanças na legislação trabalhista, com a terceirização, a categoria foi muito reduzida e o Sindicato hoje enfrenta problemas de toda ordem para garantir direitos e trabalho para os estivadores.

A Eleição do Sindicato dos Estivadores, foi também, um dia de encontro de velhos amigos que há tempos não se encontravam, os mais 70 aposentados que compareceram na sede do Sindicato para votar, celebraram com alegria o reencontro de companheiros que trabalharam juntos há décadas.

O destaque dessa Eleição do Sindicato dos Estivadores, foi a participação feminina, pela primeira vez nos 107 anos de história do Sindicato, uma mulher concorreu para presidente da entidade.

Em discurso após ser proclamado eleito, o presidente Ivo Alves, conclamou a categoria para uma luta unida em favor de direitos e trabalho. A  UGT - União Geral dos Trabalhadores,conduziu a COMISSÃO do pleito e o fez com muita  transparência e compromisso com a Categoria, por  entender  que este é o papel  desta central sindical .Parabenizamos os trabalhadores associados , pelo seu compromisso com a Categoria e nos colocamos à disposição para que possamos , somar na lutar por dias melhores  para  a classe trabalhadora .

#VivaOTrabalhador

Pedrinha Lasmar