UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Emoção e empatia na LIVE Outubro Rosa


22/10/2021

A CONASCON promoveu nesta quarta-feira (20), a LIVE: Outubro Rosa - Boas práticas para salvar vidas no ano todo. O encontro foi uma iniciativa da CONASCON em parceria com a União e apoio no combate ao câncer de mama - UNACCAM.

Participaram a abertura da live os cros. Moacyr Pereira, presidente da Conascon, Ricardo Patah, presidente da UGT e as cras. Cassia Bufelli- Vice-presidente da UGT e Ana Cristina Duarte, Secretaria da Mulher e da Diversidade as Conascon.

O Dr. Marcelo Antonini - Coordenador do Curso de Saúde Mamária e do Conselho Científico da UNACCAM palestrou sobre o tema câncer de mama e falou da necessidade de incentivo às mulheres para ficarem atentas aos primeiros sinais que a doença e da importância do trabalho que os sindicatos tem feito em relação a conscientização.

Um dos objetivos desse encontro foi trazer a experiencia sindical e as boas práticas dos sindicatos filiados a CONASCON. Representando a FEMACO - Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo, Renata de Cassia, presidente do SIEMACO-Piracicaba e Marcia Adão, Secretária Geral do SIEMACO-SP falaram da experiencia sindical no estado e como esse trabalho tem sido importante para toda a categoria. Representando a Federação dos Trabalhadores do Asseio e Conservação do estado do Paraná – FEACONSPAR, a Cra. Maria Donizete Teixeira falo sobre o intenso trabalho da federação no apoio institucional e operacional no desenvolvimento das atividades que envolvem as trabalhadoras do asseio e conservação, elas representam cerca de 70% da categoria. Donizete também falou sobre a importância dos vídeos com orientações de saúde e apoio psicológico, eles são ferramentas fundamentais, afirmou.

O apoio institucional também tem sido o foco da FEEAC- Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio Grande do Sul  e da FEVASC – Federação dos Vigilantes, Empregados de Empresas de Segurança, Vigilancia, Prestadoras de Serviços, Asseio e Conservação e de Transporte de Valores do Estado de Santa Catarina, Ivanir Ramos do Sindlimp Caxias do Sul e Franciele dos Anjos Vendrame do Sindilimp Florianópolis relataram a importância do apoio institucional que recebem de suas federações e que as entidades tem dado total apoio a trabalhadoras durante todo o ano.

O ponto de emoção do evento foi a participação de Raquel Tavano Folgosi, paciente oncológica da cidade de São Paulo. Seu depoimento emocionou a todos os presentes e mostrou a importância de confiarmos em nossos próprios sentimentos e de buscar informação e diagnóstico preciso quando nos sentirmos inseguros com diagnósticos.

O evento marcou o lançamento de dois materiais de comunicação que serão utilizados durante o ano todo. O primeiro é um vídeo, gentilmente cedido pelo SIEMACO-SP, cujo conteúdo foi desenvolvido pela diretora Andrea Ferreira, responsável pelas atividades voltadas a prevenção do câncer de mama junto as trabalhadoras de São Paulo. O segundo material é uma cartilha com conteúdo de orientação no autoexame/autoconhecimento.

Esses materiais poderão ser solicitados a confederação a qualquer momento e podem ser personalizados para casa entidade.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.