UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Declaração das Federações Sindicais Internacionais sobre a situação no Peru


17/06/2021

As federações sindicais internacionais abaixo assinadas expressam ao povo peruano e às organizações sindicais do país nossa solidariedade e nossa disposição de acompanhar a situação política, que surge diante dos resultados do segundo turno das eleições para a presidência do Peru.

 

Já estávamos expressando com preocupação em relação à profunda instabilidade política, com a nomeação de quatro presidentes durante o período constitucional anterior, de cinco anos. Nesse quadro de instabilidade democrática, o país passou por um processo eleitoral durante este ano e teve seu primeiro turno em 11 de abril, deixando Pedro Castillo e Keiko Fujimori em disputa. Os dois disputaram a presidência no segundo turno, que ocorreu em 6 de junho de 2021.

 

Em 15 de junho, após a Organização Nacional dos Processos Eleitorais, o ONPE, publicar os resultados de 100% dos locais de votação, dando como vencedor o professor Pedro Castillo com uma diferença de 44.058 votos, levantam-se vozes políticas que pedem para ignorar os resultados eleitorais, cancelar o segundo turno das eleições e convocar novas eleições, o que representa um desrespeito à vontade popular expressa nas urnas e prejudica ainda mais a fraca democracia do país.

 

Condenamos os apelos para manter a instabilidade política, com base em uma suposta fraude não comprovada alegada por aqueles que perderam as eleições. Várias missões internacionais de observação rejeitaram a ocorrência de fraude eleitoral, indicando que o segundo turno foi realizado de acordo com as normas nacionais e internacionais.

 

Exigimos que o governo do Peru, as autoridades eleitorais, o sistema de justiça peruano e os partidos políticos respeitem a vontade popular expressa nas urnas em 6 de junho de 2021, e apoiem os resultados consolidados pela Organização Nacional dos Processos Eleitorais.

 

Apoiamos e nos solidarizamos com as organizações sindicais e sociais que no Peru estão se mobilizando em defesa da democracia e que pedem que ela seja consolidada através de um amplo processo participativo de construção de novas políticas públicas que respondam à crise econômica e social causada pela pandemia COVID-19, para que possam ser encontradas as melhores formas de resolver a difícil situação do povo peruano.

 

Día 16 de Junho de 2021 - União Geral Dos Trabalhadores (UGT), Internacional de Serviços Públicos, ISP; UNI Global Union; Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira, ICM; Federação Internacional de Trabalhadores do Transporte, ITF; IndustriALL Global Union.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.