Demissões levam Sindicato a realizar protesto, reunião com bancos e denunciar filas ao Procon

15/10/2020

Os bancos continuam promovendo onda de demissões, mesmo alcançando lucros bilionários, desrespeitando os acordos firmados por eles próprios de não demissão neste período de pandemia.

Diante disso, o Sindicato vem atuando em diversas frentes. Nos dias 8 e 9/10, foi realizado protesto no centro de Maringá, chamando a atenção da sociedade para a situação. Uma barraca foi montada nas esquinas das avenidas Getúlio Vargas com a Santos Dumont.

Enquanto isso, o Sindicato está participando de reuniões com os bancos, juntamente com a Confederação Nacional dos Empregados em Empresas de Crédito (Contec).

REUNIÃO NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira, por exemplo, ocorrerá nova reunião com o banco Bradesco, para tratar do assunto. “Deixamos claro, em todas as oportunidades, com todos os bancos, que é absurda e desumana esta postura das instituições bancárias. Além disso, desonram acordos firmados por eles próprios, de que não dispensariam trabalhadores neste período”, aponta o presidente Claudecir de Souza.

FILAS ELEVAM RISCO DA COVID-19

As demissões nos bancos também estão provocando outra situação, que já foi denunciada pelo Sindicato: longas filas nas agências, o que não justifica a dispensa de trabalhadores. E maior aglomeração pode elevar a contaminação pelo coronavírus.

PROCON ACIONADO

Diante disso, diretores do Sindicato irão, novamente, reiterar, ao Procon Municipal, nesta quinta-feira, a necessidade de realizar fiscalização periódica nos bancos. “Queremos que o órgão municipal intensifique o acompanhamento, pressionando os bancos para que revejam esta situação. Menos funcionários tem como consequência mais filas, o que contraria todos os protocolos de saúde neste momento de pandemia”, aponta o presidente.

O movimento sindical bancário nacional tem atuado, portanto, de todas as formas possíveis, segundo o presidente Claudecir de Souza, com a finalidade de conter esta absurda onda de demissões.