UGT promove exposição sobre “Liberdade e Democracia” na Av. Paulista

13/10/2020

Realizada tradicionalmente no mês de maio, em razão do Dia do Trabalhador, este ano, por conta da pandemia do coronavírus, a exposição, coordenada pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e pela Maná Produções, Comunicações e Eventos, acontece de 16 de outubro a 16 de novembro, ao longo da ciclovia da principal avenida de São Paulo, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas.

Este ano, não à toa, visto que o Brasil enfrenta crises política, social e sanitária, ataques a instituições democráticas, retirada de recursos da educação e da cultura e falta de apoio ao trabalhador, o tema da mostra será “Liberdade e Democracia”.

Serão expostos, ao longo de um quilômetro da Av. Paulista, 30 painéis de 18 artistas, sob a curadoria de Fernando Costa Netto, da DOC Galeria. As obras trarão diferentes leituras sobre a importância da liberdade e da democracia para a vida, a saúde, a educação, a cidadania e a igualdade social.

“Governos são passageiros, mas liberdade e democracia são perenes. São valores que servem para todos. É nisso que devemos acreditar. É esse o foco da nossa exposição. O objetivo da UGT é combater a desigualdade e implementar o progresso, com bem-estar social para todos os brasileiros”, afirma Ricardo Patah, presidente nacional da UGT.

“Não importa o governo de plantão. A construção de uma democracia é um trabalho árduo e demorado. Tarefa que nós, brasileiros, soubemos muito bem construir ao longo de todos esses anos. Antes de ser de esquerda ou de direita, temos que ser democratas e lutar pela liberdade”, reitera Chiquinho Pereira, secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT.

As cinco edições anteriores da grande Exposição de Maio na Paulista apresentaram os temas “30 Anos de Redemocratização do Brasil” (2015); “100 Anos do Samba” (2016); “17 Objetivos para Transformar o Mundo” (2017); “A Quarta Revolução Industrial” (2018) e “Direito do avesso/Avesso do direito” (2019).

Este ano, a mostra “Liberdade e Democracia” trará obras de Adriano Costa, Alex Cerveny, Alexandre Orion, Arnaldo Antunes e Marcia Xavier (em um trabalho conjunto), Deco Farkas, Frederico Filippi, Guto Lacaz (em sua segunda participação na mostra), Lenora de Barros, Marcelo Cipis, Mauro Neri, Os Tupys (Zé Carratu, Ciro Cozzolino e Carlos Delfino), Pinky Wainer, Rico Lins, Tadeu Jungle e Walter Silveira, artistas de diferentes gerações, estilos e linguagens.

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Magazine Luiza, Lojas Marabrás, Casas Bahia e O Dia.

Vídeo de divulgação: https://vimeo.com/462355126/7e5bd209c0