UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT e demais centrais mineiras voltam às ruas no dia 22 de setembro


06/09/2016

A data foi referendada na manhã dessa segunda-feira, 05/09, em mais uma reunião de dirigentes das centrais sindicais UGT-MG, CUT-MG, CTB-MG, CSP Conlutas, Força Sindical e Nova Central. O Dia Estadual de Luta integra a agenda de resistência aos ataques que vêm sendo patrocinados contra os direitos dos trabalhadores.

 

Com o mote “Nenhum direito a menos” e “Fora Temer”, ficou definido que será realizado ato unificado no centro da capital mineira, em horário e local a serem definidos pela comissão organizadora. Uma nova reunião foi agendada para o dia 12/09, para finalizar os detalhes. Haverá, inclusive, uma publicação conjunta, assinada por todas as centrais.

 

“Até lá, as lideranças sindicais se comprometeram a mobilizar suas bases e convocar os sindicatos filiados a estarem nas ruas no dia 22/09 para protestar contra qualquer tentativa de retrocesso”, explica o secretário do Servidor Público da UGT-MG, Eduardo Sérgio Coelho, que representou a central ugetista mineira na reunião.

 

Carta aos candidatos

Os dirigentes aprovaram, também, o teor da carta-compromisso a ser entregue, conjuntamente, aos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, em reunião pré-agendada para o dia 20/09. A ideia é reunir todos os postulantes ao cargo de prefeito em um único evento e cobrar apoio a uma série de reivindicações.

 

Entre elas estão: o fim da política de criminalização das lutas sociais na cidade; investimentos prioritários nas áreas sociais de modo a garantir à população serviços básicos de qualidade (sem privatização); política de valorização dos servidores municipais; participação dos trabalhadores na elaboração de uma política de desenvolvimento regional; diálogo com as ocupações urbanas; e discussão das plataformas de governo com os trabalhadores e movimentos sindicais.

 

Palestra sobre auditoria da dívida pública

 

A reunião das centrais sindicais foi marcada, ainda, por uma palestra sobre a Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular, ministrada pelo servidor da Justiça do Trabalho e diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (SITRAEMG), José Francisco Rodrigues. O tema da palestra e o palestrante foram indicados pela UGT-MG. 

 

Vale lembrar que a central ugetista aderiu à Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular (lançada no Congresso Nacional em 9 de agosto) e tem incentivado as demais centrais sindicais a fazerem o mesmo. 

 

“Acreditamos que a referida Frente poderá ter um papel importantíssimo na atual conjuntura, tendo em vista que a dívida pública está sendo utilizada como justificativa para diversos projetos em andamento no Congresso Nacional: PLP 257/2016, PEC 241/2016, PEC 143/2015, PEC 31/2016, entre outros”, explica Eduardo Sérgio Coelho.

 

Fonte: UGT Minas Gerais

 


Categorizado em: UGT - Minas Gerais,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.