UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comerciários discutem valor da prevenção e da reabilitação no trabalho


23/05/2016

O temário do II Encontro de Comerciários Cipeiros de Contagem (Encomcip) foi montado para reviver o nível do debate edição anterior do evento, realizada há exatamente um ano atrás. O objetivo de mobilizar integrantes de Comissões Internas de Prevenção de Acidente (CIPA), técnicos e engenheiros de segurança, com especialistas e palestrantes selecionados, serviu para focalizar a questão, em evento realizado no sábado (21/05), nas dependências da Nova Faculdade.

 

 

A preocupação da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem (Sintracc) foi notada a partir da primeira palestra, “A Formação da Elite Brasileira e a Importância da Resistência dos Trabalhadores”, ministrada pelo pedagogo Wagner Xavier, no período da manhã.

 

À tarde, os participantes ouviram as considerações de Ronaldo Cirqueira, que palestrou sobre o tema “Psicologia Positiva: Performance e Felicidade”. Luiz Fábio Machado Barbosa, técnico do Instituto Nacional do Seguro Social, discorreu sobre o tema “INSS e Reabilitação Profissional do Trabalhador”, e o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança no Trabalho de Minas Gerais (Sintest-MG) fez exposição a respeito da questão do “Papel da CIPA na Prevenção de Aidentes e Doenças Ocupacionais e a Interação do SESMT”. O sindicalista é Técnico de Segurança no Trabalho da Petrobrás e membro da Comissão Nacional Tripartite Permanente Paritária das Normas de Segurança  e Saúde do Trabalho (CTPP).

 

MOBILIZAÇÃO EM MEIO À CRISE

 

A avaliação positiva da coordenadora do II Enconcip, Diane Oliveira, vem justamente da dificuldade encontrada na liberação dos participantes, em razão do quadro reduzido das empresas no comércio, especialmente em evento promovida no sábado.

 

Também o presidente do Sintracc, Ronaldo Gualberto, acentuou o fato de o sindicato estar atento à realidade e pronto para esclarecer os trabalhadores. Para ele, é preciso aproximar o integrante da CIPA, que conta com a proteção da estabilidade no emprego para que ele contribua na compreensão de que a prevenção de acidentes é benéfica para trabalhador e empresa.

 

O VALOR DA CONSCIENTIZAÇÃO

 

Stephanie Ribeiro Martins, técnica de segurança no Trabalho há 10 anos, acredita que a atuação das CIPA melhorou e recomenda que o sindicato organizar melhor a atuação entre técnicos de segurança e cipeiros. Dizendo que a segurança no trabalho depende de cada um, ela crê na importância de alertar os cipistas dos riscos que os funcionários correm e trabalhar na prevenção de acidentes de trabalho.

 

Já o técnico de segurança no Trabalho Marcelo Alves, vítima de acidente, procura conscientizar os colegas de evitar desastres no local de trabalho, que provocam sofrimento na vítima e na família, prejudicando a empresa.

 

Lucilene Cardoso, que atua há sete anos no comércio, aprovou a realização do evento pela quantidade de informações que agrega. Ela acredita gostaria que os colegas participassem para um melhor esclarecimento sobre tudo o que está relacionado à questão da segurança no trabalho, sabendo como agir e a quem recorrer.

 

 

 

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)


Categorizado em: Geral, UGT - Minas Gerais,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.