Festa promovida por centrais sindicais reúne milhares de pessoas, em Contagem, para comemorar o Dia do Trabalhador

03/05/2016

Maria Creuza Ferreira Lopes comemorou o Dia do Trabalhador em dose dupla. E comemorou tanto a ponto de ficar emocionada, sem conseguir articular direito as palavras. O motivo: foi a ganhadora do carro HB20, sorteado na noite desse domingo, 01/04/16, durante a Festa do Trabalhador, realizada em Contagem, em uma parceria da UGT-MG e Força Sindical, com o apoio da Prefeitura municipal.

Ela foi de tanta sorte que seu nome foi o quinto a ser retirado da urna. Nos quatro sorteios anteriores ninguém compareceu ao palco para comprovar a identidade e ter direito ao prêmio. Bem que o locutor insistiu: “dou-lhe uma, dou-lhe duas...” e nada. Perderam a oportunidade de voltar para casa com um veículo zero quilômetro. E aí a sorte grande sorriu para Maria Creuza.

Moradora do bairro São Joaquim, em Contagem, ela é atendente de supermercado e disse que vai vender o carro para dar entrada na casa própria e, assim, sair do aluguel. “É muita felicidade. Eu sabia que minha hora chegaria e que Deus estava preparando alguma coisa especial para mim. Por isso não fui embora e fiquei esperando o sorteio até o fim”, disse a sortuda ganhadora, que foi à festa com o marido, o eletricista Reinaldo, e os dois filhos, Caroline e Lucas.

Eles também foram contemplados

O 1º de maio sorriu de uma maneira especial para as mulheres. A dona de casa Maria José da Cunha foi sorteada com uma moto e pretende usar o dinheiro para quitar a casa dela. “Está faltando R$ 3 mil e vou usar o dinheiro da moto para quitar o restante. Era o que eu precisava. Estou sem palavras, meu coração está disparado”, comentou.

O vigia José Afonso Eloy Junior também seguiu o instinto, botou fé e foi para a festa de capacete, esperando ser contemplado com uma moto. E não é que o sexto sentido dele prevaleceu? “Eu estava na esperança de ganhar o prêmio e trouxe o capacete para cá. Atualmente estou desempregado e, assim que possível, vou usar a moto para trabalhar. Estou muito feliz, é muito bom”, declarou.

Arnaldo Gonçalves Leite é motorista carreteiro e levou para casa um notebook. “O prêmio está ótimo, é muito bem vindo. A festa está maravilhosa. Tem que lembrar mesmo do trabalhador e homenageá-lo, afinal, é quem faz o Brasil crescer”, disse.  Ao todo foram sorteados, ao longo da festa, um carro, três motos, quatro TVs e quatro notebooks.

Shows para ninguém ficar parado

Além dos sorteios de prêmios, as comemorações foram marcadas por vários shows musicais, com ritmos variados para agradar a todos os gostos. A programação cultural foi aberta pelo Clube do Choro (que completa dez anos de caminhada em 2016), seguido pela dupla sertaneja Willian e Fernando, pelo grupo de forró Chama Chuva e pelo grupo de pagode Tykerê. Semifinalista do The Voice Brasil 2012, a cantora Dani Morais subiu aos palcos já no anoitecer, antecedendo a grande atração da noite, a dupla Zezé de Camargo e Luciano.

Em meio às cerca de 20 mil pessoas que participaram da festa estava Isabel Cristina Pereira de Oliveira, moradora do barro Estrela Dalva, de Contagem. “Meu Deus do céu, que festa boa, podia ser todos os dias, não só no dia 1º de maio. Muito bom, local excelente, segurança dobrada... nota 20, não é nem 10. Nós, trabalhadores, merecemos uma festa como essa, pois o dia a dia é sofrido”, disse Isabel, que estava acompanhada do esposo, Gimerson, e o casal de amigos Jeferson e Rosimar.

Também no meio da multidão, Maurício da Costa, com a esposa Adrilene dos Santos, elogiou a escolha do local, a organização e a troca do ingresso por alimentos não perecíveis. “Achei a ideia fantástica. Assim, nós, trabalhadores, podemos festejar, comemorar nosso dia e ajudar quem passa por necessidade”, ressaltou.

Além dos shows, a festa, que começou cedo, às 10h30, contou com rua de lazer para a criançada e prestação de serviços ao cidadão como, por exemplo, tirar carteira de identidade.

Gerar empregos e garantir direitos

Apartidária e sem qualquer vínculo político, o objetivo da festa foi promover momentos de lazer e diversão para os trabalhadores, no dia a eles dedicado. Mas, conforme ressaltaram as lideranças sindicais da UGT-MG e da Força Sindical, não se pode perder de vista o delicado momento político e econômico do país, com a taxa de desemprego crescente e economia em desaceleração.

Por isso, com o slogan “Gerar empregos e garantir direitos”, o Dia do Trabalhador foi também um momento de reflexão sobre a situação atual e perspectivas para o futuro.

“São assustadores os dados do IBGE, que apontam uma taxa de desocupação de 10,9% e 11 milhões de desempregados. São pais e mães de famílias sem qualquer fonte de renda. A tendência é de que o quadro se agrave ainda mais, o que requer uma posição firme do movimento sindical para reverter esse quadro, pois não podemos permitir retrocessos”, comentou o presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva.

Ele explica que a função precípua do movimento sindical é defender os direitos da classe trabalhadora, assim como garantir salários adequados e condições de trabalho. Mas, também, contribuir para que tenha uma melhor qualidade de vida por meio do lazer. “Quando há vontade é possível e a parceria com a Força Sindical mostrou isso”, destacou.

O prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), agradeceu à UGT, à Força Sindical e aos demais parceiros a possibilidade de voltar com a Festa do Trabalhador para o município, após uma interrupção de sete anos, e disse que, se depender dele, se tornará obrigatória no calendário de eventos do município.

“Em um momento difícil como esse, de crise, não podemos deixar de fazer uma confraternização dos trabalhadores e de valorizar suas famílias. Obviamente não podemos esquecer-nos dos nossos desafios, que é continuar lutando pela geração de empregos, pela manutenção dos direitos dos trabalhadores e pela construção de um país, de um estado e de uma cidade melhor”, afirmou o prefeito, ao acrescentar que “são os trabalhadores, as centrais sindicais e seus sindicatos os condutores desse processo”.

A festa do Dia do Trabalhador foi bastante prestigiada, também, por entidades filiadas vinculadas às duas centrais sindicais, além de lideranças políticas que comungam dos mesmos interesses e ideais.

Já passavam das 23h quando Zezé de Camargo e Luciano encerraram esse que é considerado o maior evento sindical voltado para o trabalhador, realizado em Minas Gerais. E que o próximo ano nos aguarde.

Categorizado em: Geral, UGT - Minas Gerais,