UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT PRESS 110


03/06/2009

OPINIÃO PÚBLICA: depois que um deputado disse que estava se lixando para a opinião pública, a pergunta que se impõe é esta: existe opinião pública no Brasil? Sim, existe, mas ela é moldada pela opinião da mídia, dos meios de comunicação. Numa sociedade moderna, não é possível mais a indignação sobreviver independentemente de sua propagação, o que não se faz mais boca a boca. Isso não só permite a deformação da opinião pública, como, de resto, possibilita aos membros do parlamento escapar de suas derrapadas no exercício do cargo. Certamente, o deputado Edmar Moreira não é o único a se lixar para a opinião pública, ele apenas foi a vitrine de um mau hábito nacional. Mau hábito raramente propagado.

YEDA CRUSIUS (PSDB): a governadora do Rio Grande do Sul, grande surpresa das eleições de 2006, está passando por um inferno astral. Herdando um Estado tecnicamente falido, a governadora tem enfrentado protestos de sindicalistas, professores e estudantes. As denúncias envolvem corrupção de aliados, manuseio inadequado de recursos eleitorais em 2006 e desvios de recursos no DETRAN, nada diferente do que acontece em todos os pontos e instituições do país. Yeda é uma mulher preparada, que já foi presidente da fundação de estudos do PSDB e ministra de FHC. É uma figuraça" do PSDB e seu imolamento pode servir a muitos propósitos. Nada surpreendente no mar de lama em que se afunda o país.

É BOM NEM MEXER: a CPI da Petrobrás está deixando o governo de cabelo em pé. Embora tenha maioria de votos, o que vale dizer controle, todos sabem como começa uma CPI e nunca como ela termina. Aparecem os discursos de que essa investigação vai prejudicar a Petrobrás (vai mesmo), provocar a desvalorização de suas ações (provocará mesmo) e atrapalhar os trabalhos da estatal na exploração do pré-sal (talvez). Sabe-se que a Petrobrás sempre foi uma "caixa preta", imexível na expressão memorável do ex-ministro Magri. Está de acordo com a tese que toma corpo: "se há corrupção em todas instituições por que não haveria na Petrobrás?" É o Brasil...

BRASIL/CHINA: o Brasil passou a ter grande déficit comercial em relação aos seus negócios com a China. Isso sempre foi previsível. A China está explorando as vantagens do Mercosul fazendo entrar produtos via Paraguai e outros países. Começa a vender motos e automóveis mais baratos, com excelentes perspectivas de negócios. O Brasil não consegue vender carne para a China que, afinal, tem interesses em outros países. Está mais do que na hora de um posicionamento duro e implacável em relação aos chineses. O Brasil tem cacife para isso? No caso, tem."




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.