UGT Press

UGT PRESS 113

22/06/2009

ASSUNTO DE IMPRENSA: se não está na imprensa não está no mundo. A gripe suína não acabou mas deixou de ser um assunto prioritário para a mídia internacional. Ao mesmo tempo em que a gripe suína grassava na imprensa, morriam mais pessoas de tuberculose ou gripe normal. A própria AIDS (SIDA) deixou de ser um assunto prioritário e, em conseqüência, preocupa menos os desavisados de sempre. Alguns cientistas já afirmaram em tom catastrófico ou apocalíptico, que um vírus vai um dia dizimar a raça humana. Se isso não acontecer, provavelmente, o vírus vai reduzi-la à sua insignificância habitual dos séculos anteriores. É preciso tomar cuidado!

2009 JÁ ERA: as apostas para 2010 começam a aparecer. Os gurus de plantão já estão dando asas à imaginação e informando que em 2010 vai ser diferente. Se 2009 foi um ano decepcionante e se não vamos ter aquele crescimento apontado por eles no último trimestre de 2008, não se preocupe, 2010 será melhor e vamos crescer entre 3 e 4%. Assim se comporta o ex-presidente do Banco Central, Afonso Celso Pastore que, de quebra, informa a nossa atual recessão técnica", aquela que é definida como a queda no PIB por dois trimestres consecutivos (veja abaixo).

RECESSÃO: segundo o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getúlio Vargas (FVG), desde 2008 o Brasil está em recessão. A certeza parte dos dados coletados nos últimos 6 meses (último trimestre de 2008 e primeiro trimestre de 2009). Há silêncio sobre o futuro.

VARGAS LLOSA: o escritor Vargas Llosa e seu filho, jornalista Álvaro Vargas Llosa, passaram pelo constrangimento de serem retidos no Aeroporto de Caracas e advertidos por criticarem o governo de Hugo Chávez. Vargas Llosa é hoje, provavelmente, o escritor mais ativo da América Latina e já esteve muito perto do Nobel de Literatura. Sua coluna, publicada originalmente no jornal italiano La Stampa e reproduzida no Brasil pelo Estadão, é muito lida e contém rotineiramente críticas a Hugo Chávez e a outros líderes da região. Para Vargas Llosa, Hugo Chávez faz parte do círculo de "idiotas latino-americanos".

CORRUPÇÃO: o levantamento feito pelo correspondente do Estadão em Genebra, Jamil Chade, onde se constatou que os brasileiros são os mais investigados e processados na Suíça por lavagem de dinheiro, é mais um sinal evidente da retirada de dinheiro espúrio do Brasil. A evasão fiscal, certamente a origem da maior parte de dinheiro contrabandeado do Brasil para a Suíça, ainda não está na relação de crimes investigados. Segundo o correspondente "os casos envolvendo brasileiros são mais numerosos do que os processos de lavagem de dinheiro em relação à máfia russa ou aos cartéis de drogas da Colômbia."

UGT NAS COMISSÕES DE EMPREGO: o companheiro Natal Leo, formador da Femaco e da UGT, foi nomeado membro da Comissão Estadual do Trabalho que funciona no âmbito da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo. Ele também faz parte da Comissão Municipal de Emprego. No Rio de Janeiro, a companheira Mônica Mata Roma, da Secretaria Internacional de Integração, também participa da mesma comissão."