UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 488: Aedes Aegypti: o predador dos trópicos


16/02/2016

AEDES AEGYPTI: o mosquito mais letal da atualidade tem história: surgiu no Egito e espalhou-se pelas regiões tropicais e subtropicais. Acredita-se que sua disseminação tenha ocorrido na época das grandes navegações, a partir do século XVI. Com certeza, deve ter entrado no Brasil através dos navios que traficavam escravos. Consta que a primeira epidemia de dengue ocorreu no Peru ainda no século XIX. No Brasil, também entre o final do século XIX e início do século XX, ocorreram os primeiros casos de doenças na cidade de Curitiba (PR). Contudo, nossa maior preocupação foi com a febre amarela, especialmente no Rio de Janeiro, cujo combate consagrou o sanitarista Oswaldo Cruz. Em 1955, o Brasil considerou ter erradicado o Aedes aegypti. No entanto, ele voltou entre 1981/1982, em Boa Vista (RO), em 1986 no Rio de Janeiro e nos anos seguintes no Nordeste. O Aedes aegypti é um craque em mutações e adaptações. O primeiro estudo sério sobre o mosquito, seu ciclo de vida e biologia foram feitos pelo brasileiro Antônio Gonçalves Peryassú, no Instituto Osvaldo Cruz, ainda em 1908, por ocasião dos surtos de febre amarela. As doenças transmitidas por esse predador dos trópicos são: dengue, febre amarela, microcefalia congênita, encefalite do Nilo, encefalite japonesa, chikungunya e síndrome de Guillain-Barré, todas graves e desastrosas para o organismo humano.

 

BRASIL: Portanto, o Brasil convive com o problema desde o século XIX. O país pode ser considerado avançado em questões sanitárias e seus institutos de pesquisas são tidos como de ponta. Porém, em mais de um século, não foi capaz de criar antídotos eficientes para o mosquito e nem de propor vacinas para algumas de suas doenças. Entre as décadas de 1980 e a segunda década do século XXI, houve a proliferação do mosquito e de suas doenças. A dengue avançou em cidades brasileiras tidas como desenvolvidas e atingiu praticamente todos os estados. Há cidades onde a epidemia virou pandemia. Há endemia de microcefalia na região nordeste, motivada pela existência do zika vírus, um dos subprodutos do aedes, esse predador multifunções. Com a microcefalia, atrasado e incompetente, o Brasil acendeu a luz vermelha em relação ao mosquito. Essa situação ocorre também em outros 7 países, o que levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a decretar situação de emergência internacional. Segundo a Folha de São Paulo (05/02/2016), "o epicentro das suspeitas de microcefalia associadas ao vírus está no Brasil, também motivo de preocupação por ser a sede da Olimpíada em agosto".

 

EMERGÊNCIA NACIONAL: com a proliferação de diversas doenças, todas ocasionadas pela presença indiscriminada do mosquito Aedes aegypti, o país está diante de um caso de emergência nacional. Deveriam ser mobilizadas todas as instituições públicas nacionais, incluindo as Forças Armadas, os organismos de saúde pública e privada, as escolas, do primário ao superior, sindicatos patronais e de trabalhadores, todos os cidadãos para, enfim, em mutirão, dar um basta satisfatório à presença do mosquito nas comunidades brasileiras. Sim, sabe-se que é difícil porque o Brasil tem locais aonde o saneamento básico sequer chegou, onde há o empoçamento de águas pluviais e onde as noções de higiene não são do domínio de segmentos populacionais. Superar essas limitações é dever de todos, inclusive das centrais de trabalhadores brasileiras. O primeiro exemplo vem da União Geral dos Trabalhadores do Brasil (UGT), através de seu presidente, Ricardo Patah, que conclamou as organizações filiadas em esforço no sentido de cooperar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Patah está convencido que este é um trabalho de todos e não exclusivamente dos governos.a

 

GRAVIDEZ EM RISCO: a situação mais dramática em relação às doenças é o surto de microcefalia provocada pelo zika vírus. O país mais atingido é o Brasil (Pernambuco é o estado que tem mais casos), mas também a doença ocorre na Colômbia, El Salvador, Equador e Jamaica. No início, algumas autoridades aconselharam as mulheres a não engravidarem, mas, no Brasil, há informações desencontradas, naturalmente em função de problemas políticos com líderes religiosos. A Organização das Nações Unidas, indiretamente, incluiu entre as medidas preconizadas a interrupção da gravidez, algo que no Brasil é ilegal. Em função do poder aquisitivo e de circunstâncias especiais ligadas à estratificação social, no Brasil, com certeza, os abortos poderão ocorrer nos estratos de classe média para cima, pois há clínicas que, clandestinamente, praticam esse tipo de procedimento. A erradicação total do mosquito é a solução para todos os problemas.

 

PERIGOS À VISTA: o Instituto Oswaldo Cruz já detectou a presença do zika vírus na urina e na saliva de duas pessoas. Naturalmente, isso leva às especulações sobre o contágio por outras vias, inclusive sexual. Até que essa informação chegue a todos, provavelmente, teremos a repetição de casos de contágio e de proliferação das doenças, a exemplo da dengue que está presente praticamente em todos os municípios brasileiros. "Com a proximidade do inverno, um mutirão nacional que proporcione a redução do número de mosquitos é o melhor dos caminhos", declarou Ricardo Patah, presidente da UGT. Porém, o presidente alerta para a necessidade de cuidados permanentes porque a larva sobrevive até um ano depois de depositada em algum lugar.

 

PALAVRA DE ESPECIALISTA: "Aqui, ninguém sabe onde a epidemia vai parar. Já temos mais de 4.000 bebês com suspeita de microcefalia, a face mais trágica. A constatação de que algumas dessas crianças nascem com comprometimento da visão e da audição faz pensar que microcefalia seja apenas parte de uma síndrome neurológica muito grave e incapacitante... o Aedes foi capaz de levar o vírus do Nordeste brasileiro ao México em velocidade vertiginosa. Que outra virose transmitida por mosquito se disseminou tão depressa na história recente da humanidade? (Dr. Dráuzio Varella, na Folha de São Paulo, em 06/02/2016). Ao final de seu artigo, ele acrescenta que não há nenhuma razão para otimismo entre nós e aconselha a sociedade brasileira a tomar para si o desafio de estancar a proliferação do mosquito e de suas doenças.

 

CUIDADOS PARA EVITAR PÂNICO: como sempre ocorre no Brasil, os exageros fazem parte do problema. Microcefalia sempre existiu e há países com normas rígidas para catalogar o tamanho das cabeças das crianças. Exemplo são os Estados Unidos, onde são diagnosticados 25 mil casos de microcefalia por ano, número muito maior do que o apresentado pelo Brasil. A razão é simples: por aqui negligenciamos e minimizamos o assunto e a medida só passou a ter importância agora com o surto provocado pelo zika vírus. Nesses 25 mil casos americanos (0,6% a cada mil nascimentos), a maioria das crianças não tem problemas e desenvolvem vida normal. É típico de a natureza humana nascer com cabeças maiores ou menores. Depois da emergência nacional e da publicação pelo Ministério da Saúde de uma nota informativa sobre as medidas que devem ser observadas (provavelmente copiada das normas americanas, pois é rigorosamente igual), só no Estado de São Paulo mais de 50 cidades reportaram microcefalia. Aí que mora o perigo, pois a maioria pode ser de bebês normais. É o pânico que se instalou na população e a ignorância das autoridades médicas, desacostumadas a tratar desses problemas, que poderão levar a enganos grosseiros. As medidas são tomadas no nascimento da criança e é considerada microcéfala toda criança cujo diâmetro da cabeça está a dois desvios-padrão da média. Fernando Reinach apresentou o gráfico no Estadão (06/02/2016) e informou que, considerando os dados americanos, no Brasil, normalmente, devem nascer, por ano, aproximadamente 20 mil crianças consideradas microcéfalas. E agora? Agora, em todos os casos, há de se ter exames complementares que comprovem a presença do vírus. A medida da cabeça, por si só, não é suficiente para detectar a presença de doença.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.