UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Guias de Turismo da UGT realizam manifestação na Orla de Atalaia, em Sergipe


12/05/2015

O último domingo , 10, foi o Dia Nacional do Guia de Turismo,  profissionais que têm o exercício  regulamentado pela lei nº 8623/93. Em Sergipe, 158 guias de turismo estão cadastrados pelo Ministério do Turismo e devidamente habilitados para atuar na cadeia turística. Porém, a categoria alega que não tem motivo pra comemorar diante do desrespeito que vem enfrentando por parte de agências de turismo, que para reduzir custos, não contratam guias ou quando o fazem, priorizam a contratação de pessoas sem registro profissional.

 

O sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur), com o apoio da União Geral dos Trabalhadores em Sergipe (UGT/SE), ao qual é vinculado, realizou no último sábado, dia 9, uma manifestação na Orla de Atalaia com o objetivo de cobrar do Ministério do Turismo o cumprimento da Lei do Guia de Turismo (8.623/93) e a criação de um órgão fiscalizador no Estado, como estabelece a Lei 11.771/2008 .

 

De acordo com o presidente do sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur), Erivaldo Vieira dos Santos, a falta de um órgão fiscalizador tem prejudicado os profissionais habilitados.

 

 “Nosso ato foi muito além de comemorar o Dia Nacional do Turismo, objetivou demonstrar nossa insatisfação com o não cumprimento da Lei 8.623/93. Outra reivindicação é o cumprimento da Lei 11.771/2008 que estabelece que o Ministério do Turismo deve criar ou delegar um órgão fiscalizador de todos os prestadores de serviços turísticos e em Sergipe não existe. Queremos combater os piratas do Turismo que ocupam o espaço dos profissionais habilitados. Queremos chamar a tenção do poder público para a fiscalização” , cobra o presidente do Singtur, Erivaldo Vieira .

 

Para a Guia de Turismo, Graça Lucena, foi um movimento muito importante de união e fortalecimento da categoria. “Nossa profissão é de extrema importância na cadeia turística de nosso Estado, sobretudo porque temos a habilitação para atuar com profissionalismo. Pudemos, na orla, levar as informações necessárias às pessoas, inclusive a muitos turistas que transitavam nas áreas sobre as leis que nos amparam e para que todos apoiem e cobrem a presença do Guia de Turismo credenciado pelo Ministério do Turismo”, explica.

 

Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores em Sergipe (UGT/SE), Ronildo Almeida,  e imprescindível o cumprimento das leis e apoio à categoria. “ O ato demonstrou a organização e força do sindicato.Não concordamos que as empresas não contratem ou contratem pessoas não habilitadas, até porque também estamos tratando da imagem do Estado e tudo o que ele representa. É inquestionável a importância dos Guias de Turismo. Estaremos juntos em todas as lutas da categoria”, enfatiza Ronildo Almeida.

 

 


Categorizado em: UGT - Sergipe,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.