UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Gênero, Raça e Juventude da UGT encerram Conferência, prontos para o Congresso Nacional


29/04/2015

 

Com foco na inovação e na busca de solucionar a pauta de violência contra a mulher, chegou ao fim na manhã desta quarta-feira, 29/04, a III Conferência de Gênero, Raça e Juventude da UGT, realizada na Colônia dos Fecomerciários, em Praia Grande (SP). Pela primeira vez, a Juventude da UGT se une ao evento e mostra que a central está preparada para traçar o futuro. Do evento, saiu um documento da Conferência que será levado para o 3o Congresso Nacional da UGT. 

 

Foram três dias de debates, distribuídos em quatro mesas, que discutiram “O Brasil em Perspectiva e o Mundo do Trabalho”, “O Direito à Diversidade”, “A Juventude no Mundo do Trabalho” e “Igualdade para as Mulheres”.

 

As Comissões: Igualdade para as Mulheres, Direito à Diversidade e Juventude no Mundo do Trabalho apresentaram seus documentos, além da “Carta de Bento” da Juventude, elaborada em encontro de jovens, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A partir desses trabalhos, serão levadas as propostas para o Congresso, entre elas, a efetivação da Secretaria Nacional LGBT; criação da Secretaria de Educação da UGT, com fortalecimento da Secretaria de Formação da UGT; criação do Instituto Negro da UGT; solicitação de cotas; escolas e creches em tempo integral; atuação dos jovens no movimento sindical; modernização da comunicação através de mídias sociais e criação de arquivos digitais; além de assegurar a participação dos trabalhadores jovens nas decisões do Pronatec. São inúmeros propostas que serão levadas adiante, para que se transformem em políticas públicas.

 

Uma das estratégias de ação e organização é criar um calendário com datas específicas, entre elas, uma Campanha Nacional em 12/10, para a Realização das Creches em Direito das Crianças.

 

Cássia Bufelli chamou a atenção para a importância da atuação de todos no Congresso da UGT, espaço para se colocar no Estatuto e fazer as mudanças. Informou também que neste 3o Congresso Nacional da UGT será entregue um caderno com todas as resoluções levantadas em todas as Conferências, com o objetivo de dar visibilidade ao que foi trabalhado até hoje e solicitarmos as mudanças que queremos. “Construímos um trabalho de forma democrática, com entendimento de todos. Nas próximas seis semanas, vamos focar no Congresso, com a ajuda e enfrentamento de cada UGT Estadual”.

 

Para Gustavo Walfrido Filho este foi um momento muito importante para a UGT Jovem. “A inclusão da juventude mostra que temos caminhado para sermos atores e com cada um contribuindo regionalmente em seus estados, levando o comprometimento de nossas bandeiras. A Secretaria da Juventude está à disposição de todos os companheiros, fazendo um trabalho transversal. Esperamos também contar com vocês nas próximas ações que, juntos, vamos construir”.

 

Ana Cristina Duarte frisou que o núcleo da Diversidade está trabalhando na base do trabalhador. “Como novo modelo de movimento sindical temos que trabalhar a questão do salário, mas também de políticas sociais, cuidar da família. Com a mobilização de cada um, conseguimos realizar a Conferência, que está saindo com propostas inovadoras. Uma delas é a Juventude com a  ‘Carta de Bento’, o que nos mostra o quanto estamos crescendo na política sindical e sabemos que teremos muito o que batalhar para que algumas propostas sejam aprovadas e transformadas em políticas públicas”.

 

Mariana Veltri – imprensa da UGT

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.