UGT-Minas promove 3º Congresso, em 13 e 14/03, e renova diretoria

13/03/2015

O sindicalismo cidadão, ético e inovador, liderado pelo deputado federal Ademir Camilo, desde que assumiu a Central, em 08 de novembro de 2011, conduziu a UGT mineira à condição de entidade sindical atuante e respeitada pela sociedade. São mais de 150 sindicatos filiados de diferentes ramos de atividade, com representação de milhões de trabalhadores.

A realização do 3º Congresso Ordinário, dias 13 e 14 de março, nas dependências do Hotel Tauá (Br-381, sentido Vitória, Distrito de Roças Novas - Caeté – MG), quer reafirmar as bandeiras da pauta trabalhista, que inclui valorização do salário mínimo, reajuste para aposentadorias, fim do fator previdenciário e correção da tabela de imposto de renda.

Os congressistas vão definir as ações dos ugetistas mineiros, conjuntamente com o movimento nacional, pela revogação das medidas provisórias 664 e 665 - que alteram o acesso a benefícios como seguro-desemprego e pensão por morte.

PROGRAMAÇÃO – No temário, credenciamento, às 12h, de 13/03 (sexta), e abertura, às 14h.

O painel “Conjuntura Política, Situação Econômica do Estado e Piso Estadual”, está previsto ser apresentado pelo deputado Durval Angelo, às14h30min, tendo como coordenadores Ademir Camilo Prates Rodrigues, deputado federal e presidente UGT-Minas, e Paulo Roberto da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios, em Empresas de Prestação de Serviços em Asseio, Conservação, Higienização, Desinsetização, Portaria, Vigia e Cabineiros de Belo Horizonte (Sindeac-BH).

Às 16h, será a vez do painel “Aspectos Práticos e Jurídicos da Negociação Coletiva”, na apresentação dos advogados Gabriel Santos e Conrado Di Mambro, tendo como coordenadores José Cloves Rodrigues, presidente Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região (SECBHRM); Ronaldo Ferreira Gualberto da Costa, presidente Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem (Sintracc), e Celma Maria Alves, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Betim (SEC-Betim)

Às17h, o tema “Situação atual da Segurança Pública no Estado de Minas Gerais” terá apresentação de Bernardo Santana de Vasconcellos, Secretário de Defesa Social (Seds) e coordenação de Denílson Aparecido Martins, presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol-MG); Eduardo Sérgio Coelho, diretor do SindPúblicos, e Adeilton Anunciação dos Santos, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários Minas Gerais (Sindasp)

Às 20h, jantar e apresentação do Stand UP Comedy

No sábado (14/03), às 8h30min, abertura.

Às 9h, painel “E-Social e Panorama Nacional sobre as Mudanças do Direito Trabalhista”, por Zilmara David de Alencar, Secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com a presença dos coordenadores Paulo Roberto da Silva, presidente do Sindeac; Zilmara David de Alencar, Secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Fernanda Sampaio, diretora Sitipan.

Às 10h30min, painel “Mudança Estatutária”, coordenado por Paulo Dias, diretor do Sindimóveis; Fabian Schettini, secretário-geral do Sindicomtrês e assessor do Sintracc, e Leonardo Vale, presidente do Sindasseio Contagem.

Às 11h, a vez do pronunciamento final do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, recém reeleito presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, com mais de 550 mil trabalhadores na base.

No momento seguinte - 11h30min -, eleição para renovar a diretoria da UGT-Minas e pose dos eleitos. Às 12h, almoço de confraternização.

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,