UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Mantega acena com prorrogação de IPI reduzido para carros


05/06/2014

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta (4) que ainda não está definido de quanto será o aumento do IPI sobre carros em julho. A previsão anterior era de que o benefício fosse encerrado no final deste mês.

 

"Vamos avaliar a situação para ver se podemos prosseguir com elevação do IPI a partir de julho. O que está definido é que terá um aumento. Poderá ser pequeno, ou não. Vamos avaliar a situação do mercado na véspera", disse o ministro.

 

"O setor automotivo tem que andar com suas próprias pernas", afirmou Mantega.

 

A alíquota original do IPI era de 7%, e foi reduzida para estimular as vendas, que foram recorde em 2013. A alíquota está em 3%, e o cronograma do governo estabelecia que ele voltaria ao valor original em 1º de julho.

 

ESTÍMULOS

Sobre os estímulos que o governo estuda conceder ao setor, que tem registrado queda nas vendas e aumento dos estoques nos pátios das montadoras, Mantega disse que não há nada definido.

 

O governo tem buscado maneiras de melhorar o crédito para a compra de veículos, que tem apresentado quedas, mas "nada é certo", disse.

 

A Fazenda estuda injetar R$ 5 bilhões para intensificar o crédito para compra de carros, quantia que pode vir dos depósitos compulsórios --dinheiro que os grandes bancos são obrigados a reter no Banco Central.

 

Sobre a renovação do acordo automotivo com a Argentina, Mantega disse que os governos ainda não "bateram o martelo".

 

Sobre a queda na produção industrial de 0,3% em abril em relação a março, Mantega afirmou que a atividade tem altos e baixos e que é "normal" que haja essa sazonalidade.

 

"Há uma variação mensal muito grande. Se olhar o ano passado, foi a mesma coisa, mês pra cima, mês pra baixo. Vamos aguardar o decorrer do ano para aguardar e ver como vai se situar."

 

Fonte: Folha de S.Paulo

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.