Trabalhadores da limpeza urbana de BH conquistam aumento de 27,3%

07/05/2014

Os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana de Belo Horizonte decidiram, na tarde desta terça-feira (06), encerrar a greve que estava ocorrendo desde o começo da semana.  Após reunião que aconteceu no Ministério do Trabalho com Paulo Roberto da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios e dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Belo Horizonte (Sindeac), entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores (UGT), e representantes do patronato,  a categoria aceitou a proposta de reajuste salarial de 27,3%.

Com o aumento o piso salarial dos profissionais foi  de R$ 864,42 para  R$1,100 reais, mais reajuste no tíquete refeição, que passa a ser de R$20 reais por dia e a cesta básica passou a ter um valor nominal de R$ 129,60.

Outra conquista referente ao tíquete refeição é que, a partir de agora, houve uma diminuição no desconto que as empresas fazem em folha para esse benefício. O que antes era de 20% passa para 10%.

A categoria conquistou um avanço também em relação ao adicional noturno, que anteriormente era pago, proporcionalmente, pelas horas trabalhadas e agora passa a ser pago o tempo integral de oito horas, além dos dias parados que serão abonados.

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,