Em Minas, Patah participa de debate com ex-ministro Pimentel

06/05/2014

Presente em Belo Horizonte para ser solidário ao movimento dos trabalhadores da limpeza urbana “que cuidam da saúde da população” e executam o que chamou de trabalho invisível” em prol do bem comum, o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, compareceu ao encontro dos sindicalistas com dois candidatos ao governo de Minas Gerais, organizado pela regional da Central, nessa segunda-feira (5), na sede Central em Minas Gerais.

Na ocasião, somente o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Pimentel, aceitou o convite, do qual se ausentou o pré-candidato do PSDB, Pimenta da Veiga. Junto com Patah estava Moacyr Pereira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Ambiental e áreas Verdes (Fenascon) e tesoureiro nacional da UGT.

Em um auditório repleto de sindicalistas, Patah saudou a iniciativa pioneira da UGT-Minas, presidida pelo deputado federal Ademir Camilo, de dar início ao processo cidadão e nele enfocar o debate eleitoral entre as lideranças sindicais naquela que ocupa o terceiro lugar entre as centrais sindicais brasileiras. Ele destacou o desempenho da estadual de Minas como a que mais cresceu em nível nacional O presidente da UGT, central sindical que representa 8 milhões de trabalhadores e mais se 1.100 Sindicatos e Federações, elogiou a atitude da unidade mineira de trazer os filiados – incluindo aqueles do serviço público – para a proximidade da construção de uma política de governo, acentuando o fato de Minas ter dado ao País personalidades como Tiradentes, Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, ensinando caminhos a ser trilhados. “Minas fez e faz história”, afirmou o presidente ugetista.

“OS RUMOS DO BRASIL PASSAM POR MINAS“ - Mesmo manifestando preocupação em contrates observados na disparidade da renda per capita, Ricardo Patah disse que em muitas questões relacionadas aos rumos do Brasil estão “obrigatoriamente” ligadas à Minas, fazendo alusão à presença do economista, ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel.

Ao destacar a condição de base da pirâmide que está na origem da UGT, Ricardo Patah, fez ver que a central concentra a maioria dos trabalhadores no segmento da limpeza urbana e do comércio, tendo nascido para quebrar paradigmas. O líder sindical assinalou a qualidade da plateia presente de construir bandeiras, formulando questões fundamentais, como a capacitação profissional, segurança comunitária, mobilidade urbana e formas de distribuição de renda.

O presidente nacional da UGT regatou a surpresa nacional com a fala das ruas no ano de 2013, mas afirmou a condição de pluralidade da Central, na qual atuam cinco deputados federais, filiados a partidos diferentes, mas unificados em um programa que valoriza os trabalhadores.

COMPROMISSO COM O PISO SALARIAL – Ao dirigir a palavra ao público, Fernando Pimentel declarou o compromisso com a implantação do piso salarial regional no estado, que ocupa a segunda posição entre as economias e densidade populacional no Brasil. Ele lembrou a tradição do partido (PT), apontando o apoio da bancada ao projeto do deputado Celinho do Sintrocel (PCdoB/MG), que – para tramitar e ser aprovado – precisa do ser apoiado pelo governo estadual. Dizendo que será a voz do que ouviria no encontro, o ex-ministro listou os estados que já adotaram a medida e considerou uma lástima o piso ainda não ser uma realidade em Minas.

Na atualidade, o salário mínimo está fixado em R$ 724,00, valor inferior aos níveis dos pisos salariais estaduais. Com a aprovação da medida em Minas Gerais, os salários passariam a tomar o piso estadual como referência, elevando o poder de compra dos assalariados e promovendo distribuição de renda para um maior contingente populacional.

Fernando Pimentel é economista, foi vice e, posteriormente, eleito Prefeito de Belo Horizonte (2005/2008) pelo Partido dos Trabalhadores (PT), partido que ajudou a fundar. Foi diretor do Sindicato dos Economistas Mineiro, Secretário da Fazenda, Secretário de Governo e Planejamento. Em 2011 foi nomeado ministro de Estado pela presidenta Dilma Rousseff. Á frente da pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel trabalha para fortalecer a indústria nacional concedendo um caráter inovador e cada vez mais competitivo.

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,