UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Reajustes salariais ficam acima da inflação


07/04/2014

Em 2013, 87% das categorias tiveram um aumento acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor

 

A grande maioria dos trabalhadores conseguiu um aumento salarial acima da inflação em 2013. É o que aponta um levantamento realizado pelo  Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

 

De acordo com a entidade, o  aumento real médio encontrado foi de 1,25%. O estudo mostra, ainda, que  87% dos reajustes  ficaram acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), considerando 671  negociações  avaliadas. Apesar disso, o resultado aferido no ano passado é cerca de 8% inferior ao obtido ao longo do ano de  2012.

 

De acordo com o levantamento do Dieese, em 2013, do total de convenções coletivas analisadas, 7% dos acordos  resultaram em aumentos  equivalentes à inflação e 6% ficaram abaixo do índice.

 

“O movimento sindical está crescendo muito. Cheguei da Bélgica recentemente e pela primeira vez elegemos um brasileiro para a CSI (Confederação Sindical Internacional). Nos últimos anos estamos conseguindo uma boa valorização em todas as categorias”, afirma Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

 

O sindicalista acredita que a maior participação das categorias tem influenciado nos resultados positivos. “A regulamentação das seis centrais sindicais durante o governo Lula fez a diferença. Hoje, a maioria dos sindicatos está em alguma das centrais. Também existe mais mobilização e, com isso, estamos mostrando uma maior capacidade de fazer pressão. O empresário só dá aumento quando o trabalhador pressiona”.

 

O dirigente explica ainda que os sindicatos, de uma forma geral, estão mais organizados e estruturados nas áreas jurídicas e econômicas, além de estarem utilizando bem as novas técnicas de comunicação, como as redes sociais, para se aproximarem da população.

 

Fonte: Diário de São Paulo


Categorizado em: Geral, Ricardo Patah,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.