Trabalhadores de asseio de Curitiba na UGT

25/02/2014

O SIEMACO - Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região Metropolitana é o mais novo filiado da UGT - União Geral dos Trabalhadores. O evento de oficialização de filiação sindical e também da Feaconspar - Federação dos Sindicatos de Empregados em Empresas de Asseio, Conservação e Serviços do Estado do Paraná, aconteceu na segunda-feira (24/2), em Curitiba, e contou com a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah; do secretário nacional de Finanças da UGT, Moacyr Pereira; do presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi; do presidente do Siemaco e da Feaconspar, Manassés Oliveira e diversas lideranças sindicais filiadas à UGT.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, falou da importância da filiação do Siemaco, sindicato que representa mais de 30.000 trabalhadores em sua base e tem mais de 70% de trabalhadores filiados. "Tenho a certeza de que o companheiro Manassés Oliveira e toda a sua diretoria que é muito preparada, poderão contribuir e muito no fortalecimento da UGT em todo país". Patah falou ainda das ações políticas e sindicais da UGT, principalmente da luta pela regulamentação do sistema de custeio das entidades sindicais. "Não podemos nos curvar ao Ministério Público do Trabalho. Sem a manutenção do sistema de custeio das entidades sindicais só existirá um perdedor: o trabalhador que precisa do seu sindicato para defender seus direitos", concluiu Patah.

Fazendo uso da palavra, o secretário nacional de Finanças da UGT, Moacyr Pereira, destacou o trabalho desenvolvido e o poder de aglutinação do companheiro Manassés Oliveira. "Para nós, trabalhadores de asseio e serviços, é uma grande alegria contar com o Siemaco e com a Feaconspar na UGT, uma central que trabalha pelo sindicalismo cidadão", disse Moacyr.

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, deu as boas-vindas ao novo filiado, lembrando que o Siemaco é um dos maiores sindicatos de Curitiba. "Sem dúvida alguma, hoje é um grande dia para a UGT no Paraná e no Brasil. O Siemaco, liderado por este grande companheiro Manassés Oliveira é um exemplo de organização e luta por melhorias dos seus representados, que destacamos, é composto em sua maioria por mulheres. O Manassés tem um grande poder de mobilização e sem dúvida alguma nos ajudará no crescimento da UGT", concluiu Rossi, lembrando que a UGT é a maior central sindical no Paraná e conta já contava em seu quadro de filiados com os Siemacos de Maringá, Londrina e Francisco Beltrão.

O presidente do SIEMACO e da FEACONSPAR, Manassés Oliveira, explicou aos presentes os motivos que levaram a sua diretoria a optar pela filiação à UGT. "Grandes companheiros do nosso segmento são fundadores da UGT. Sentíamo-nos como peixes fora d´água e agora, num processo de muita reflexão chegou a hora de nos juntarmos nesse processo de fortalecimento dos trabalhadores em serviços e de toda a classe trabalhadora no Paraná e no Brasil", disse Manassés.

Na oportunidade os dirigentes sindicais da UGT-PARANÁ apresentaram ao presidente nacional da central, Ricardo Patah, suas reivindicações e assuntos especificos de suas categorias. Entre elas o embate constante com o Ministério Público do Trabalho nas questões relacionadas à contribuição sindical; propostas para a melhoria da segurança pública no meio urbano, rural e nas estradas brasileiras; assuntos pertinentes aos comerciários, rodoviários, ferroviários e securitários. Ricardo Patah destacou que a UGT vem procurando sempre o apoio da bancada dos trabalhadores em todas as esferas, sejam elas municipais, estaduais ou federal, e que a UGT vem dando atenção especial a todos essas questões, em secretarias e comissões especiais.

Fonte: UGT Paraná

Categorizado em: UGT - Paraná,