Movimento sindical promove ações unitárias em prol da erradicação do trabalho infantil durante a Copa de 2014

31/01/2014

Com o objetivo de fortalecer as ações unificadas que as centrais sindicais já promovem em prol da luta pela prevenção e erradicação do trabalho infantil e de adolescentes, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) promoveu uma reunião, na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (30), para intensificar essas atividades durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

No encontro, estiveram presentes diretores da UGT, representantes das centrais sindicais CTB, Nova Central e Força Sindical, além de contar com a participação da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo que juntos debateram o assunto e enfatizaram a importância da unidade das entidades que representam a classe trabalhadora para sensibilizar a sociedade em relação aos riscos que envolvem o trabalho infantil e de adolescentes.

Diversas propostas foram tiradas, mas por conta da realização da Copa do Mundo, ficou definido que o foco das ações serão o entorno das regiões onde ocorrerão eventos ligados a FIFA, desta maneira será possível realizar panfletagem alertando sobre o trabalho infantil, a prostituição infantil e o tráfico de pessoas.

Como passo inicial dos trabalhos será feito o mapeamento dos locais onde seleções que participarão do evento esportivo e os turistas estarão hospedados, desta maneira, no entorno será feita uma campanha de panfletagem sobre como o trabalho infantil afeta a saúde dessas crianças e jovens e como isso pode permanecer durante a vida adulta.

Entre as propostas sugeridas, as centrais sindicais decidiram pela criação de um Grupo de Trabalho (GT) permanente que só tratará das questões ligadas ao trabalho infantil e de adolescentes. Seu objetivo é o de fortalecer as ações das centrais e aumentar o número de encontros para tratar sobre o tema.

Outro projeto aceito entre as entidades foi pela criação de um Fórum das Centrais para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Adolescentes. O Fórum ficará sobre a coordenação de Cleonice Caetano, diretora de Saúde e Segurança do Trabalho da UGT e do departamento de Assistência Social e Previdência do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. “Esta será uma ferramenta importante para que nós, das centrais, possamos fortalecer nossa atuação e, desta forma, poderemos convidar outras entidades ou centrais sindicais a participar desta luta que é de todos nós,” explica Cleonice.