Juros dos cartões de crédito: um assalto que a UGT vem enfrentando desde 2012

20/01/2014

No início deste ano, muitos veículos de comunicação de todo o país estão destacando as altas taxas de juros praticada pelas operadoras de cartões de crédito. Contudo esta é um tema que a União Geral dos Trabalhadores (UGT), desde 2012 vem abordando e questionando, pois este é um verdadeiro assalto contra a economia popular.

Esses são juros abusivos que podem chegar a 500% ao ano, mesmo assim o governo pouco tem feito para coibir essa prática que lesa trabalhadores e trabalhadoras, minando o poder de compra da população.

Clique aqui para ouvir o comentário, feito na rádio CBN, pela economista Miriam Leitão que explica sobre as exorbitantes taxas de juros dos cartões de crédito.

País continua campeão de juro no cartão

O consumidor brasileiro continua submetido a taxas exorbitantes, com média de juros anuais de 280,82%, ao recorrer ao financiamento rotativo. Foi o que constataram a PROTESTE Associação de Consumidores e a Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), ao compararem a taxa média de juros cobrada nas operações com cartão de crédito com a de outros cinco países (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, e México).

Em um ano, dívida de R$ 500,00 passa para R$ 3 mil

Foram encontrados juros exorbitantes de mais de 700% ao ano no cartão Santander Platinum. Se o consumidor tiver uma fatura no valor de R$ 500,00 nesse cartão, resolver pagar somente o mínimo (20% do valor total da fatura) e deixar rolar essa dívida por um ano, no fim desses doze meses estará devendo mais de R$ 3 mil.

Taxa praticada no Brasil é 525% maior comparada aos outros países

Os dados são ainda mais alarmantes se compararmos a taxa praticada no Brasil com a de outros países. A taxa praticada no Brasil é 525% maior do que a do Peru, que é o país com a maior taxa dentre os analisados. A nação peruana cobra 44,8% ao ano e o México 39,16% anuais. O menor percentual é da Colômbia, com 28,31% anuais.

Fuja dos juros abusivos

No Brasil foram levantadas as taxas de juros cobradas no rotativo por 60 cartões de crédito distribuídos por 11 instituições financeiras (Banco do Brasil, Banco IBI, Banrisul, Bradesco, BV Financeira, Caixa, Citibank, Credicard, HSBC, Itaú, e Santander).

Além da cobrança da anuidade, podem incidir sobre a fatura quatro tipos de juros. Saiba como evitá-los:

Rotativo: procure sempre pagar o valor total da fatura e na data do vencimento.

Saque: os juros da função saque são fáceis de evitar, basta não sacar com o cartão de crédito.

Parcelamento de fatura: programe-se para pagar toda sua fatura e não precisar desse tipo de parcelamento.

Parcelamento da compra: para evitar os juros cobrados no parcelamento da compra, opte por lojas que ofereçam essa facilidade sem juros.

Categorizado em: Geral,