Porque se comemora o Dia do Comerciário

24/10/2013

Em todo o Brasil, no dia 30 de outubro, é comemorado o “Dia do Comerciário”. Para os que ainda não sabem a razão desta importante data, é necessário voltarmos no início do século passado. Naquela época, começaram a surgir as primeiras associações e uniões (que depois transformariam em sindicatos) de empregados no comércio (chamados na época de caixeiros) contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.

Os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem desse regime de servidão.

Contra essa exploração, foi fundada em São Paulo no dia 15 de maio de 1941 a “Associação dos Empregados no Comércio de São Paulo”-  que hoje é o Sindicato dos Comerciários, enquanto em vários estados começavam  também a surgir organizações de comerciários.

Foi através dessas organizações que no dia 29 de outubro de 1932, aproximadamente cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram grande manifestação, marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste memorável encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

Este fato, marcou a categoria dos comerciários como os precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. O 30 de outubro também ficou marcado como o “Dia do Comerciário”  e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que completou 72 anos de existência e luta, mantém viva a tradição de comemorar esta importante data. Na última semana de outubro, a diretoria presta homenagem aos associados com uma série de eventos e, nos últimos anos, tem acontecido na Câmara Municipal uma sessão solene em comemoração ao Dia do Comerciário que, graças a um projeto do vereador Antônio Goulart, já faz parte do calendário festivo da cidade.

O espírito de luta e a determinação daqueles companheiros comerciários - que foram os primeiros a se indignarem contra a exploração dos patrões-, através de gerações, vem inspirando e renovando a luta dos trabalhadores comerciários em busca de novas conquistas, maiores salários e por melhores condições de trabalho e de vida.

Categorizado em: Geral,