UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Dia Nacional das Guardas Municipais do Brasil


10/10/2013

 

Hoje dia 10 de outubro, comemora-se o Dia Nacional das Guardas Municipais do Brasil. O presidente do SIGMUC-Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba (filiado à UGT), Luiz Vecchi lembrou que em todo o país ”são mais de 126 mil profissionais merecem as parabenizações por tão nobre ofício em atividades variadas que prezam pela segurança de milhões de munícipes em mais de novecentas cidades brasileiras” .
 
Instituído por lei federal, o 10 de outubro é o Dia Nacional das Guardas Municipais do Brasil devido a uma sucessão de fatos históricos que fundamentaram o Projeto de Lei nº 299, de 14 de novembro de 2006, do então senador, Romeu Tuma, sancionado em 29 de outubro de 2009, pelo vice-presidente da República, José de Alencar, com a publicação da Lei nº 12.066.
 
 ”Em 14 de junho de 1831, D. Pedro I abdicou do trono, instaurando-se a Regência Trina Provisória. Pouco depois, em 18 de agosto, foi criada a Guarda Nacional, mas somente em 10 de outubro, foi editado decreto que autorizava as Províncias Brasileiras a criarem Guardas Municipais Permanentes”, explica o GM Inspetor Claudio Frederico de Carvalho, ao elucidar a importância da data escolhida para a comemoração. “Manter nossa memória enquanto Guardas, e, sobretudo, como cidadãos, é fonte da nossa identidade individual”.
 
O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi parabenizou a guarda municipal por essa importante data, e destacou que as políticas públicas de valorização desses trabalhadores passam por melhores salários e condições dignas para que possam exercer suas atividades com segurança, pois em muitos casos os guardas municipais colocam a própria vida em risco no confronto com bandidos e marginais.
 
Com vinte e sete anos de existência, A Guarda Municipal de Curitiba com seu efetivo operacional garante a segurança dos cidadãos e demais serviços públicos oferecidos, praças, parques e prédios públicos, monumentos, postos de saúde e escolas, dentre outros, além do importante trabalho desenvolvido pelos Guardas.
 
Para o presidente do SIGMUC, “comemoramos essa importante data com a convicção do dever cumprindo à cada dia de trabalho. Mas estamos atentos à administração pública, pois a valorização da guarda municipal se faz com um plano de carreira decente, que atenda a todos os guardas municipais; efetivo devidamente treinado e condições adequadas de trabalho, com equipamentos de segurança e uma academia da guarda municipal que ofereça treinamento e aprendizado constante ao efetivo curitibano”, disse Vecchi.

 

Fonte: UGT Paraná


Categorizado em: UGT - Paraná,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.