Trabalhadores da COPEL conquistam avanços e voltam ao trabalho

30/11/2012

Os mais de 9500 trabalhadores da COPEL, Companhia Paranaense de Energia aceitaram a proposta de reajuste salarial da empresa e voltam ao trabalho amanhã, quinta-feira (30/11). A decisão foi tomada em assembleias realizadas em 15 unidades da COPEL no estado (três em Curitiba e 12 em cidades do interior). No final da manhã dessa quarta-feira (29/11) mais de 60% dos trabalhadores votaram e aceitaram o reajuste salarial oferecido pela COPEL e mais uma série de benefícios, sem descontar os dias parados nas duas paralisações.

Na unidade central, em Curitiba os dirigentes do coletivo sindical, que representa os trabalhadores, conseguiram organizar um sistema de votação onde todos os copelianos puderam registrar seu voto aceitando ou não a proposta da companhia. Sabemos que o reajuste foi pouco, mas mesmo assim é uma grande vitória para todos os trabalhadores da COPEL. No ano passado tivemos apenas a reposição do INPC, sem nenhum outro reajuste. Este ano ao levantarmos a voz conseguimos índices aceitáveis de ganho real. Isso mostra que os trabalhadores unidos podem mudar os rumos de uma prática inaceitável da administração da COPEL", disse o presidente do SINTEC-Sindicato dos Técnicos Industriais do Paraná (filiado à UGT), Solomar Rockembach.

O secretário Geral do SINDENEL- Sindicato dos Eletricitários de Curitiba (filiado à UGT), Luis Eduardo Reway Nunes, lembrou que no conjunto de reajuste salarial mais os benefícios houve um grande avanço para todas as categorias de trabalhadores da COPEL. "Estamos vindo de uma negociação que se arrasta desde agosto desgastando os trabalhadores que ficam inseguros, sem saber com quanto de dinheiro vão poder contar no mês seguinte. Ao aceitar essa proposta da COPEL os trabalhadores encerram apenas uma etapa de luta, mas a mobilização desse ano mostrou que devemos estar sempre atentos às manobras administrativas da companhia", frisou Luis Eduardo.

Na opinião do presidente do SINDELPAR-Sindicato dos Eletricitários do Paraná (filiado à UGT), Paulo Sérgio dos Santos os sindicatos seguem o desejo dos trabalhadores e as assembleias realizadas em Curitiba e no interior expressam a intenção de mais de 60% dos copelianos em voltar ao trabalho. "Creio que o resultado verificado também é uma mostra de confiança à direção do coletivo sindical que esteve à frente de todo processo de negociação. Ao final, entre todos nós trabalhadores não houve vencedor nem perdedor. Houve sim um grande avanço de união, conscientização sindical e mobilização. Todos nós aprendemos, e muito. E são essas experiências que levamos para a próxima negociação salarial em 2013, onde com certeza conseguiremos índices ainda maiores".

A direção da União Geral dos Trabalhadores (UGT-PARANÁ) elogiou a condução das negociações efetivada pelo colegiado sindical. "Os 16 sindicatos desse coletivo mostram a diversidade de categorias de trabalhadores da COPEL, e com nossa experiência no mundo sindical sabemos o quanto é difícil completar uma negociação que agrade a todos. Mas acreditamos no comprometimento desses sindicatos com a classe trabalhadora, principalmente os que são filiados à UGT, e estamos sempre aqui, ao lado desses dirigentes. Outra vez a nossa central convocou todos os sindicatos filiados a engrossarem essa fileira de luta e determinação dos copelianos. Agradecemos a todos nossos companheiros, em especial aos companheiros do SELETROAR que emprestaram seu caminhão de som e a todos que de alguma forma responderam a esse chamado, reforçando a nossa prática de um sindicalismo cidadão, ético e inovador", lembrou o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi.

Na proposta aprovada pelas assembleias, a COPEL compromete-se a repor o INPC retroativo de outubro/2011 a setembro/2012 na ordem de 5,58% e mais um ganho real de 1% sobre maio de 2012
o auxilio alimentação passa a ser de R$ 680,00, com reajuste de 9%
o auxílio creche passa para R$ 330,00, com 6% de reajuste
o divisor de horas extras sofre alteração, passando de 220 para 200
e a compensação de horas trabalhadas que era na proporção de 1x1 hora passa a ser de 1x1:30 hora. Os dirigentes do coletivo sindical lembraram que além da pauta econômica ainda há uma série de benefícios sociais que estão sendo discutidos com a COPEL para finalizar de fato a negociação coletiva 2011/2012.

Fonte: UGT Paraná"