Por um Brasil melhor, UGT participa do lançamento do Prêmio ODM Brasil

15/09/2011

A cidade de São Paulo sediou na quarta-feira, dia 14, o lançamento da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil, realizado na Federeação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP (Fecomercio), quando reuniu cerca de 400 pessoas. Organizado pelo movimento Nós Podemos São Paulo e apoiado pela União Geral dos Trabalhadores, com o objetivo de atingir os 8 Objetivos do Milênio (ODM) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), cada Estado é encarregado de fazer o lançamento da premiação e propagar as ações para que se alcancem as metas em 2015. Autoridades e representantes do governo estiveram presentes ressaltando a importância da ação conjunta da sociedade civil junto aos governos municipais, estaduais e também federal.
O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, lembrou da importância da luta do movimento sindical nas conquistas para uma melhor educação, redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário. São bandeiras de luta que, se conquistadas, ajudam a melhorar a alcançar as metas do Milênio, independente de partido ou central.

Aqui em São Paulo, tanto a presidente da República (Dilma Rousseff), que é do PT, quanto o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, fizeram um entrosamento que pareciam que os dois são do mesmo partido: o partido da sociedade brasileira. Para a erradicação da miséria no Estado, projeto que a Dilma vinha colocando já em sua campanha, de forma muito simpática. E isso realmente nos toca. Nos mostra que acima dos partidos, dos indivíduos, está o nosso povo, a nossa sociedade! E esses objetivos têm muito a ver com nosso País. Por mais que hoje o Brasil seja a sétima potência, ainda temos dificuldades extraordinárias, problemas de renda, educação e outras coisas", salientou Ricardo Patah, que chamou a atenção para a sensibilidade do povo brasileiro no trato com os grandes problemas.
Para melhor avaliar o desempenho da agenda social brasileira, o governo federal criou, em 2004, o Prêmio ODM Brasil. Através do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, conhecido como Nós Podemos, incentiva as importantes e criativas ações da sociedade civil e de governos municipais, representados em projetos que ajudam o País a atingir os ODM.
"Precisamos lutar por melhor educação, melhores salários. Com esses objetivos alcançados, vamos estar mais informados e capacitados e teremos mais capacidade de alcançar estas metas. Mas não basta ficar só no discurso, sem participação! O Brasil tem uma criatividade extraordinária. Desde a época dos festivais da TV, a nossa música, que é a coisa mais linda, os participantes venceram por concursos. E ela mostra a importância da vida e é por isso que precisamos sair às ruas. O Brasil é grande, o Brasil é maravilhoso e o povo é o melhor povo do mundo e vamos alcançar, juntos, os ODM!", proclamou Patah.
Pelo viés musical e representando a presidente Dilma Rousseff e o secretário da Casa Civil, Gilberto Carvalho, o secretário executivo, Rogério Sottili, frisou como o Brasil, através da emoção, se diferencia para enfrentar os grandes problemas da sociedade e a importância de agentes transformadores sociais atuarem junto com o governo para, apenas assim, chegar no cumprimento das metas do Milênio.
"Estarmos aqui reunidos em torno de uma causa nobre, é motivo de satisfação para todos nós. Por outro lado afora, nossa responsabilidade e o nosso compromisso social e político com a implementação dos ODM em cada rincão do nosso País. É impossível atingirmos os ODM apenas com a atuação do governo. A participação das prefeituras, Estados, das organizações sociais e movimentos da sociedade é fundamental para isso. A transformação que todos nós queremos vai além das mudanças de nossas estruturas. Trabalhar com as metas do milênio significa mover o o mundo em torno da redução das desigualdades sociais e criação de oportunidades para todos. Os ODM são uma ação política planetária. Um compromisso das nações ricas e pobres com o ser humano, sua dignidade e cidadania", pontuou o Sottili.
O secretário da presidência, através dos programas de governo como Brasil sem Miséria, Bolsa Família, Luz para Todos, distribuição gratuita de medicamentos, deu um panorama de ações que o governo federal vem fazendo que tem relação com as metas dos ODM, porém, como fez questão de deixar claro, é imprescindível a democracia participativa da sociedade.
E é isso que o evento teve como objetivo: promover a importância da participação de cada ação social e municipal que vem sendo desenvolvida para melhorar a posição do Brasil como um todo nos indicadores da ONU. Há estados que estão no topo do desenvolvimento, porém, muitos de seus municípios ainda vivenciam uma profunda desigualdade social.
Por um Brasil longe da linha da pobreza, eis o principal foco que move todas as ações sindicais, sociais e governistas. Para isso, é preciso atuar em todos os ODM:
1) Acabar com a fome e a miséria

2) Educação básica de qualidade para todos

3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher

4) Reduzir a mortalidade infantil

5) Melhorar a saúde das gestantes

6) Combater a AIDS, a malária e outras doenças

7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Mariana Veltri, da redação da UGT
Clique aqui e veja mais fotos do evento"