UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT presta assessoria aos migrantes paraguaios


31/05/2011

30/05/2011
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), aproveitou a comemoração dos 200 anos de independência do Paraguai, que aconteceu neste domingo (29) na Praça Nicolau de Moraes Barros Filho, em São Paulo, para prestar assessoria e tirar dúvidas dos migrantes paraguaios que vivem no Brasil. O objetivo foi disponibilizar informações, principalmente com relação à documentação necessária para se conseguir o visto permanente de residência no país. O evento reuniu mais de 500 migrantes e contou com a participação de autoridades paraguaias e associações defensoras dos direitos dos imigrantes.
A ação fez parte do projeto Vida e Trabalho Decente aos Trabalhadores/as Migrantes Paraguaios/as no Brasil", que conta com o apoio da Confederação Sindical Internacional (CSI) e Confederação Sindical das Américas (CSA). De acordo com Gustavo Garcia, assessor de políticas públicas e integração para as Américas da UGT, o projeto incentiva a organização dos migrantes pela luta por igualdade de direitos e oportunidades, sem distinção de nacionalidade. "Quem tem a residência temporária deve ter acesso as informações básicas para regularizar sua situação e ter acesso aos mesmos direitos dos trabalhadores brasileiros", disse.
Óscar Pedro Benítez, migrante que vive há pouco mais de um ano no Brasil, elogiou a ação da UGT e reclamou da dificuldade para ter acesso as informações. "Eu fui à Receita Federal 3 vezes, mas sempre tenho que voltar porque faltou algum documento. Estou trabalhando numa oficina e não tenho direito à aposentadoria, décimo terceiro ou qualquer outro. Agora, com a orientação que recebi hoje, acho que vai ficar mais fácil conseguir meu visto e meus direitos trabalhistas", revelou.
A festa dos 200 anos de independência do Paraguai foi promovida pela associação Japayke, que desde abril de 2010 luta pelos direitos dos paraguaios que vivem em São Paulo."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.