UGT-MG na mira da redução da jornada e valorização do salário e emprego

27/05/2011

A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) realizou nos dias 24 e 25 de maio, plenária estadual, onde o tema central foi o anteprojeto do temário do 2º congresso nacional da UGT. O evento contou com a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah
do secretário-geral Francisco Canindé Pegado
do secretário de organização, Chiquinho Pereira e do secretário de finanças Moacir Pereira. Também estiveram presentes na plenária, diversas lideranças sindicais, autoridades e integrantes da sociedade civil. O Poder Legislativo de Belo Horizonte, foi representado pelo vereador João Bosco Rodrigues, o João Locadora (PT), que durante a plenária, defendeu o reconhecimento dos trabalhadores informais.
Os representantes indígenas das tribos enriqueceram a discussão com a realidade da vida indígena em Minas Gerais - onde sofrem a desvalorização do trabalho informal.
Foram dois dias de discussão sobre valorização do trabalho e produção. O Presidente da UGT-MG Paulo César Dias e o Presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte Jose Alves Paixão reforçaram a unicidade das centrais e sindicatos, sendo indispensável o apoio contínuo nas campanhas pelo piso salarial estadual. Para Paulo César Dias de Souza, o evento será importante para debater uma agenda de ações. A UGT tem sido bastante atuante, seja na agenda conjunta das centrais, seja de forma integrada com seus sindicatos filiados".

"Esses dois dias foram muito importantes para definir novas diretrizes de trabalho, para continuarmos lutando pela redução da jornada para 40h e valorização salarial e qualitativa do emprego, além de um piso salarial regional", afirmou o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, que fez a abertura do evento.
Chiquinho Pereira levantou a importância para a educação, para a saúde e a redução da jornada de trabalho. Moacir Pereira enfatizou o valor das Plenárias e Pegado ressaltou Pegado o valor do 2º Congresso. O presidente da Estadual de Minas, Paulo Dias, agradeceu o empenho da nacional em proporcionar as plenárias de um modo geral e no Estado.
No seminário também foram discutidas temáticas que serão encaminhadas pelas entidades mineiras no 2º congresso da UGT, propostas que enriquecerão o debate na ação sindical futura da UGT."