UGT e trabalhadores de Tocantins discutem propostas para o país

23/05/2011

18/05/2011
Nos dias 28 e 29 de abril sindicalistas da União Geral dos Trabalhadores (UGT) promoveram em Palmas, uma reunião plenária para definir as principais resoluções que a central sindical defenderá no seu 2º Congresso Nacional que será realizado em julho deste ano, em São Paulo.
O evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre lideranças sindicais e autoridades do Estado, entre eles Agimiro Costa, Secretário de Trabalho e Ação Social do Governo do Estado de Tocantins, Roblero Suarte, representando o prefeito de Palmas, Raul Filho, José Messias, representante da Caixa Economica Federal, entre outros.
Durante o encontro os participantes analisaram e e debateram um documento temário com cerca de 130 páginas, divididos em cinco eixos temáticos, e que apresenta as principais propostas da UGT. Com base neste documentos os trabalhadores de Tocantisns puderam apresentar propostas que serão levadas para o 2º Congresso Nacional da central.
Além do das questões relativas ao Congresso, a plenária também foi marcada pelo lançamento no Estado do livro sobre os 100 anos do sindicalismo, que traz em seu conteúdo as palestras elaboradas durante seminário do mesmo nome, promovido pela UGT em parceria com a Fundação Alvares Penteado.
Durante a plenária, o secretário nacional de Organização e Políticas Sindicais da UGT, Chiquinho Pereira,chamou a atenção para a necessidade do mundo sindical assumir uma nova postura, passando a firmar e apresentar suas propostas não apenas na área trabalhista, mas também na consolidação de políticas públicas que tragam benefícios a todo conjunto da sociedade.
O presidente da estadual da UGT de Tocantins, Célio Mascarenhas Alencar, destacou a importância do encontro, que mostra a vocação democrática da UGT ao debater e planejar suas ações ouvindo sua base em todos os estados.