UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Praça Marechal Deodoro é revitalizada com homenagem aos trabalhadores


26/01/2011



26/01/2011

Dia 25 de janeiro, dia em que São Paulo comemorou seu 457º aniversário, foi para o SIEMACO a concretização de um antigo sonho: presentear a cidade e, ao mesmo tempo, prestar uma justa homenagem aos trabalhadores integrantes da nossa categoria. Foi desta forma que inauguramos uma obra de arte criada pelo escultor Murilo Sá Toledo, composta por quatro peças em bronze representando o gari, a auxiliar de limpeza, o jardineiro e a copeira. Dada a importância dos nossos trabalhadores na prestação de serviços essenciais para o bem estar da população que aqui vive, não poderíamos também deixar de colaborar na revitalização da Praça Marechal Deodoro, local que há muito tempo vinha sofrendo com a ocupação de moradores de rua.

Além das esculturas, remodelamos suas áreas verdes, colocamos novos bancos, brinquedos para atrair a criançada, equipamentos para o pessoal da melhor idade e reformamos parte das calçadas ampliando assim a área de circulação dos pedestres. Todo esse trabalho é parte de uma parceria firmada com a Prefeitura de São Paulo/Subprefeitura Sé, onde o SIEMACO é responsável pela conservação e manutenção de toda a Praça Marechal Deodoro. Para Moacyr Pereira, presidente do nosso sindicato, os moradores e comerciantes da região que percebiam as dificuldades de sua conservação a muito queriam ver essa praça devidamente tratada. Estamos instalados na região e vemos com tristeza a degradação do entorno da Praça Marechal Deodoro. Para nós, do sindicato, é uma questão de cidadania buscamos mecanismos para minimizarmos esses problemas", afirma Moacyr Pereira.

A programação da inauguração do Monumento ao Trabalhador de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana teve início pela manhã, com uma série de atividades para as crianças. A partir das 14 horas, o Coral Mopp-Mosca/Siemaco, iniciou sua apresentação, como sempre emocionando a todos os presentes.

Prefeito Kassab e Governador Geraldo Alckmin comparecem a Inauguração

A inauguração oficial do monumento, com a apresentação das estátuas ao público foi realizada às 16 horas, com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do ex-governador José Serra, do secretário estadual de Relações de Emprego e Trabalho e deputado estadual, Davi Zaia, do deputado federal e vice-presidente do Siemaco, Roberto Santiago e do vereador Gilberto Natalini.

O evento também contou com a presença de vários sindicalistas, entre eles Ricardo Patah, presidente da UGT
Canindé Pegado, Secretário Geral da UGT
Salim Reis, vice-presdiente da UGT
Enilson de Moura, "Alemão", vice-presidente da UGT
Laerte Teixeira da Costa, vice-presidente da UGT e diretor da CSA - Confederação Sindical das Américas
além de vários sindicalistas da Fenascon, entre eles Cirilo Bonfim, diretor tesoureiro da Fenascon e presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação de Goiás
João Geronimo, do SIEMACO do Paraná e Fernanda Dutra Guimarães, representando Paulo Roberto da Silva, presidente da FETEMG - Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Minas Gerais.

Na ocasião, o presidente da UGT, Ricardo Patah, lembrou que os trabalhadores terceirizados ocupados na limpeza urbana e ambiental "deixam a cidade mais limpa, mais linda e mais humana". E continuou: "cuidam de nossa vida e de nossa alma, com esse coral maravilhoso". Canindé Pegado, secretário geral da UGT, foi aplaudido ao afirmar que os trabalhadores terceirizados, representados pelo Siemaco, trabalham de sol a sol e debaixo de chuva para manter São Paulo funcionando. O companheiro Roberto Santiago, deputado federal (PV-SP) e vice-presidente do Siemaco e da UGT agradeceu a presença do governador e do prefeito e confirmou o que a praça inteira sentia. "Estamos orgulhosos de estar aqui, de inaugurar este monumento, de receber o prefeito e o governador".

David Zaia, secretário do Trabalho e Emprego, falou que a inauguração do monumento resgatava o trabalhador anônimo para a dignidade cidadã. Segundo ele " todos os monumentos que são inaugurados representam a elite da sociedade como políticos, profissionais liberais e militares". completou o secretário.

Ariovaldo Caldaglio, presidente do Selur, o sindicato patronal, elogiou a iniciativa e destacou que o monumento simboliza a cidadania e a valorização da atividade de limpeza urbana os trabalhadores diante de uma São Paulo que reconhece a importância da categoria.

Ao final, Moacyr Pereira, fez um balanço de todo o esforço da categoria e da diretoria da entidade que desde a comemoração do cinqüentenário do Siemaco, negociava com a Prefeitura o espaço para a instalação do monumento. Agradeceu o vereador Gilberto Natalini, que trabalhou com afinco, encaminhando as negociações com a prefeitura até a conclusão do projeto."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.