Seminário discutirá a exploração de indígenas no Paraguai

20/10/2010

Na quarta, dia 20, acontece na cidade de Assunção, Paraguai, um Seminário sobre o trabalho forçado em comunidades indígenas, organizado pela CSA (Conferación Sindical de Trabajadores/as de las Americas), com ajuda da CSI.

O objetivo da reunião é detectar os obstáculos que impedem que o trabalho forçado e a exploração dos indígenas paraguaios tenha fim. De acordo com pesquisas oficiais, esses trabalhadores recebem uma quantia miserável de dinheiro em troca de seus serviços, isso quando recebem algo. Os preços elevados dos produtos que lhe são vendidos, diferentes do resto do mercado, e a falta de dias disponíveis para o lazer, fazendo com que muitos deles mal deixem os limites dos locais onde trabalham, tornam esses trabalhadores escravos em pleno século XXI.

Essa discriminação e exclusão social e o descumprimento das leis vigentes no país serão os principais tópicos discutidos, para que por fim sejam encontradas maneiras que façam com que os direitos desses trabalhadores sejam atendidos.